PUBLICIDADE

Europa

Obama: Rússia não respeitou acordo de Genebra sobre Ucrânia

24 abr 2014 - 06h20
(atualizado às 06h25)
Compartilhar
Exibir comentários
Presidente americano ameaçou a Rússia com novas sanções
Presidente americano ameaçou a Rússia com novas sanções
Foto: AP

O presidente americano Barack Obama acusou nesta quinta-feira em Tóquio a Rússia de não respeitar o acordo internacional de Genebra para reduzir a tensão na Ucrânia e ameaçou com novas sanções.

"Havia certa possibilidade de que a Rússia adotasse uma atitude mais sábia depois da reunião de Genebra. Mas até agora vimos que não cumprem com o espírito nem com a letra do acordo de Genebra", disse Obama.

"Mas continuamos vendo homens mal-intencionados, armados, que se apoderam de edifícios, atacando pessoas que não concordam com eles, desestabilizando a região, e não vemos a Rússia se afastando ou desestimulando", completou.

"Por outro lado, vocês têm visto que o governo de Kiev tem adotado medidas muito concretas, introduzindo a lei de anistia, oferecendo uma série de reformas sobre a Constituição, que estão de acordo com o que discutimos em Genebra".

"Já aplicamos sanções que tiveram um impacto na economia russa. Continuamos esperando a perspectiva, a possibilidade de resolver a questão diplomaticamente", destacou.

"Somos muito claros sobre o fato de que não existirá uma solução militar ao problema na Ucrânia", afirmou Obama. Mas se a Rússia não cumprir com sua parte, existirão consequências e "novas sanções", advertiu.

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/mundo/crise-na-ucrania/" href="http://noticias.terra.com.br/mundo/crise-na-ucrania/">veja o infográfico</a>
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade