PUBLICIDADE

Distúrbios no Mundo Árabe

Obama recebe premiê turco para falar sobre conflito na Síria

16 mai 2013 - 05h16
(atualizado às 05h31)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, receberá nesta quinta-feira na Casa Branca o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan e ambos terão uma reunião privada centrada previsivelmente na crise síria.

A reunião privada entre Obama e Erdogan, que também será acompanhada pelo vice-presidente americano, Joe Biden, começará por volta das 11h (de Brasília), segundo a agenda fornecida pela Casa Branca.

Depois, às 13h (de Brasília), ambos os líderes darão uma entrevista coletiva conjunta no Jardim da Casa Branca. Além disso, no final do dia, Obama será o anfitrião de um jantar de trabalho com Erdogan.

A Turquia, que acolhe em seu território mais de 300 mil refugiados sírios, está há tempos reivindicando um envolvimento mais ativo dos EUA para resolver o conflito na Síria, sendo que Erdogan aproveitará sua reunião com Obama para esmiuçar o assunto, sobretudo por causa do atentado do último sábado que causou 51 mortos na cidade turca de Reyhanli.

Na última segunda-feira, Erdogan assegurou que em seu encontro com Obama "apresentará solicitações" ao governo americano, mas não detalhou quais serão as exigências.

A visita de Erdogan a Washington "ressalta a estreita amizade entre Estados Unidos e Turquia, além da importância estratégica de ampliar e fortalecer essa relação", indicou a Casa Branca. Erdogan estará em Washington acompanhado de sua mulher, Emine, que será recebida pela primeira-dama americana, Michelle Obama.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade