PUBLICIDADE

Mundo

Obama: morte de presidente polonês é devastadora

10 abr 2010 - 10h15
(atualizado às 14h15)
Compartilhar

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse neste sábado que a morte do presidente polonês, Lech Kaczynski, em um acidente de avião é "devastadora para a Polônia, para os Estados Unidos e para o mundo", e expressou suas "mais sinceras" condolências às autoridades polonesas.

O casal Maria e Lech Kaczynski é recebido pelo Papa Bento 16, em outubro de 2009, na basílica de São Pedro, Vaticano
O casal Maria e Lech Kaczynski é recebido pelo Papa Bento 16, em outubro de 2009, na basílica de São Pedro, Vaticano
Foto: Getty Images

O acidente
Lech Kaczynski, presidente da Polônia, morreu no sábado (10) quando o avião que o transportava se acidentou próximo de um aeroporto na Rússia. O acidente aconteceu pouco antes das 11h de Moscou (4h em Brasília).A aeronave, um Tupolev-154, viajava de Varsóvia para a cidade russa de Smolensk, onde as autoridades polonesas participariam de uma cerimônia para lembrar os 70 anos de um massacre de mais de 20 mil prisioneiros de guerra por forças russas na floresta de Katyn durante a Segunda Guerra Mundial.

O chefe de Estado viajava com a primeira-dama, Maria, e altos oficiais do seu gabinete, incluindo o presidente do Banco Central. A imprensa russa afirma que a aeronave transportava mais de 130 pessoas e que não há sobreviventes.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade