PUBLICIDADE

Europa

Obama inicia visita à Polônia nesta sexta-feira

26 mai 2011 - 15h20
(atualizado às 16h36)
Compartilhar

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, viaja na sexta-feira à Polônia, país que assumirá em julho a Presidência rotatória da União Europeia (UE) e que, pelas mãos do partido liberal, olha cada vez mais para a Europa para afastar-se pouco a pouco dessa imagem de aliado incondicional de Washington.

O país que receberá o líder americano já não é aquele que, governado pelos gêmeos Lech e Jaroslaw Kaczynski, presumia de ser "o melhor amigo" dos EUA no continente, quando Varsóvia muitas vezes deixava de lado seus vizinhos europeus para buscar o apoio da Casa Branca. Atualmente, a Polônia está muito mais próxima dos países europeus, e seu primeiro-ministro, o liberal Donald Tusk, se propôs a reforçar as relações com Alemanha, França e os outros membros da UE.

No entanto, apesar de a relação entre a Polônia e os EUA não atravessar seu melhor momento, a chegada de Obama é esperada com impaciência em Varsóvia, onde as relações econômicas e o impulso ao comércio entre os dois países são destaques da agenda desta visita. Os políticos poloneses têm claro que o investimento de milhões de dólares de consórcios americanos é uma garantia de segurança para o país.

Além disso, a Polônia está interessada que empresas dos EUA explorem a jazida de gás de xisto descoberta recentemente, a maior da Europa, cuja extração pode gerar a oposição de países europeus como França, que vê uma ameaça ao meio ambiente, e Rússia, que quer manter sua liderança na exportação de gás à região. A política também estará na agenda de Obama, que chegará à Varsóvia para participar da conferência de líderes da Europa Central, na qual não estarão presentes os governantes de Sérvia, Romênia e possivelmente Eslováquia, que decidiram boicotar a reunião em protesto pela presença do Kosovo, Estado que não reconhecem.

A situação da vizinha Bielorrúsia, país considerado pela Administração Bush como a última ditadura da Europa, será outro dos assuntos que Obama tratará durante sua visita de dois dias à Polônia. Obama chegará na tarde de sexta-feira ao país e, em seu percurso para o centro da capital, aproveitará para depositar flores no monumento aos heróis da revolta no Gueto de Varsóvia.

Além de se reunir com os principais líderes poloneses e opositores, o presidente americano manterá uma breve reunião com familiares das vítimas do acidente com o avião do presidente do país na ocasião, Lech Kaczynski, em abril do ano passado. O presidente americano deixará a Polônia no sábado.

EFE   
Compartilhar
Publicidade