PUBLICIDADE

Europa

Obama, Hollande, Merkel, Cameron e Renzi se reunirão em Hannover na 2ª feira

20 abr 2016 - 14h09
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama; a chanceler da Alemanha, Angela Merkel; os primeiros-ministros do Reino Unido, David Cameron, e Itália, Matteo Renzi, e o presidente da França, François Hollande, se reunirão na próxima segunda-feira na cidade alemã de Hannover.

Segundo anunciou nesta quarta-feira a presidência francesa em breve comunicado, o encontro será uma "reunião informal" na qual os líderes desses cinco países do G7 (grupo dos países mais industrializados) abordarão os "grandes assuntos internacionais".

Pouco depois, a Casa Branca emitiu outro comunicado no qual confirmou a reunião dos cinco líderes em Hannover. De acordo com o porta-voz de Obama, Josh Earnest, o líder americano espera abordar com os líderes europeus os esforços conjuntos contra o terrorismo e "a necessidade de compartilhar informação com mais eficácia".

Também será debatida na reunião a campanha contra o grupo jihadista Estado Islâmico (EI), a imigração, as crises na Ucrânia e na Síria, e a situação na Líbia.

Segundo Earnest, os cinco líderes falarão dos "passos adicionais" que a Otan deve tomar "para fazer frente aos desafios na periferia do leste e do sul da Europa, assim como dos "esforços mútuos" para avançar nas negociações do acordo de associação comercial entre EUA e União Europeia (UE).

O encontro entre Obama e esses quatro líderes de países da União Europeia (UE) ocorre em meio à viagem do presidente americano por Reino Unido e Alemanha, após passar pela Arábia Saudita, aonde chegou hoje.

Obama se reunirá na sexta-feira em Londres com Cameron e inaugurará no domingo, junto a Merkel, a Hannover Messe, a principal feira tecnológica mundial.

Entre os assuntos que Obama deve abordar na parte europeia de sua viagem estão o referendo britânico sobre a permanência na UE, o combate contra o terrorismo e a crise dos refugiados.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade