PUBLICIDADE

Estados Unidos

Obama e Merkel marcam encontro para tratar da espionagem dos EUA

4 jul 2013 - 04h49
(atualizado às 05h01)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, conversaram por telefone nessa quarta-feira sobre a espionagem das agências de inteligência americanas sobre países aliados da Europa. Os líderes concordaram em realizar uma reunião de alto nível nos próximos dias para tratar sobre a questão, de acordo com informações da agência Reuters.

A União Europeia, Paris e Berlim pediram explicações a Washington após as últimas acusações de espionagem, atribuídas ao ex-consultor dos serviços de inteligência Edward Snowden e divulgadas pela revista alemã Der Spiegel no último fim de semana.

Um comunicado da Casa Branca afirma que Obama e Merkel conversaram por telefone e o presidente americano “assegurou para a chanceler que os Estados Unidos levam a sério as preocupações de nossos aliados e parceiros europeus”. A nota acrescenta que o encontro entre autoridades de segunraça dos países deve se realizar até a próxima segunda-feira, para tratar de assuntos de privacidade e inteligência em grandes detalhes.

O Ministro do Interior alemão, Hans-Peter Friedrich, disse que o país mandaria os sub-chefes de seus ministérios para Washington. A oposição criticou a medida, afirmando que basicamente “tecnocratas” estarão tratando do assunto, que é “altamente político”.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade