PUBLICIDADE

Estados Unidos

Obama diz que Rússia aumentou retórica anti-EUA no governo Putin

9 ago 2013 - 19h13
(atualizado às 21h46)
Compartilhar
Exibir comentários
Obama fala em transparência após escândalo Snowden:

A retórica anti-Estados Unidos da Rússia aumentou desde o retorno de Vladimir Putin à Presidência, afirmou o presidente Barack Obama nesta sexta-feira, acrescentando que, apesar disso, não tem "relações ruins" com seu colega russo.

O presidente comentou que as relações entre ambos os países melhoraram em algum nível durante a presidência de Dmitri Medvedev (2008-2012), mas que, quando Putin voltou para o Kremlin, "houve mais retórica anti-americana do lado russo, que entrava em alguns dos estereótipos da Guerra Fria entre Estados Unidos e Rússia".

Esta semana, o presidente americano cancelou uma cúpula bilateral com Putin em Moscou, prevista para início de setembro, em represália ao "caso Snowden". Ele descartou, porém, um boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de 2014, em Sochi, no sudoeste da Rússia, avaliando que seria um gesto "inadequado". Mesmo assim, Obama criticou a polêmica lei que proíbe "propaganda homossexual".

"Ninguém está mais ofendido do que eu por algumas leis anti-gays e anti-lésbicas vistas na Rússia", afirmou Obama. "Se a Rússia não tem atletas gays ou lésbicas, provavelmente, isso fará que sua equipe seja mais fraca", completou.

Já o ministro russo das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, que se reuniu nesta sexta com o secretário de Estado John Kerry, em Washington, garantiu que não há uma "Guerra Fria" entre seu país e os Estados Unidos. Ele descartou também que as relações bilaterais tenham se complicado pelo caso do ex-analista de Inteligência americano Edward Snowden, que recebeu asilo temporário do governo russo.

"Está claro que não devemos esperar uma Guerra Fria (...) Não devemos esperar um agravamento da situação", avaliou Lavrov.

Da reunião bilateral desta sexta também participaram o secretário americano da Defesa, Chuck Hagel, e o ministro russo da Defesa, Serguei Choigu, em uma tentativa para aliviar as tensões, aparar arestas e buscar interesses comuns no plano internacional. "O ambiente geral tem sido muito positivo, o que transmite otimismo", comentou Lavrov, após o encontro.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade