PUBLICIDADE

Mundo

Obama condena ataques 'sem sentido' na Noruega

23 jul 2011 - 17h45
(atualizado às 18h34)
Compartilhar

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, condenou neste sábado o massacre "sem sentido" de 92 pessoas em dois ataques na Noruega, ao manifestar suas condolências ao primeiro-ministro Jens Toltenberg, informou neste sábado a Casa Branca.

"O presidente ofereceu qualquer ajuda que os Estados Unidos possam conceder ao governo norueguês para lidar com esta horrível tragédia", destaca o comunicado. "Neste momento incrivelmente difícil, o presidente reafirma a amizade profunda e de longa data entre Estados Unidos e Noruega".

Tragédia na Noruega
A Noruega viveu na última sexta-feira, dia 22, a maior tragédia do país desde a Segunda Guerra Mundial. Dois atentados deixaram, até o momento, um saldo de 92 mortos. Primeiro, uma bomba explodiu no centro da capital, Oslo, na região onde estão localizados vários prédios governamentais, inclusive o escritório do premiê, Jens Stoltenber. Sete pessoas morreram, mas a polícia admite possa haver corpos não resgatados nos prédios.

A segunda tragédia aconteceu em uma ilha próxima da capital, Utoya. Lá, Anders Behring Breivik, um homem de 32 anos vestido com uniforme da polícia, abriu fogo contra jovens reunidos em um acampamento de verão. Ao menos 85 morreram. A maioria pelos tiros disparados. Alguns outros morreram afogados após tentarem fugir nadando. Ele foi detido logo depois, pela polícia, e admitiu o crime. Suspeita-se que o atirador - que é ligado à extrema-direita - também tenha orquestrado o ataque em Oslo.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade