PUBLICIDADE

Europa

Obama cancela cúpula com Putin por falta de avanços em relação bilateral

7 ago 2013 - 12h31
Compartilhar

O presidente americano, Barack Obama, cancelou uma reunião de cúpula com seu colega russo Vladimir Putin prevista para o início de setembro, em Moscou, devido à falta de avanços na relação bilateral, conformou anunciou nesta quarta-feira a Casa Branca.

O Kremlin declarou-se decepcionado com a decisão.

O encontro havia sido colocado em dúvida pela Casa Branca ante as crescentes tensões entre Washington e Moscou, depois que as autoridades russas concederam asilo temporário ao ex-técnico da inteligência americana Edward Snowden, que revelou a existência de um amplo programa de vigilância de telecomunicações e internet por parte dos Estados Unidos.

"Após cuidadosa consideração (...) chegamos à conclusão que as relações bilaterais com a Rússia não experimentaram suficientes progressos recentes para que uma cúpula fosse realizada no início de setembro", declarou um porta-voz da Casa Branca.

"Nós concedemos uma grande importância aos progressos efetuados com a Rússia (...) como o novo tratado Start e a cooperação sobre Afeganistão, Irã e Coreia do Norte", explicou o porta-voz Jay Carney.

"No entanto, diante da falta de avanço em temas como a defesa antimísseis, a proliferação, o comércio, os assuntos de segurança e de direitos humanos nos últimos doze meses, informamos ao governo russo que pensamos que seria mais construtivo adiar a cúpula até que tenhamos mais resultados", acrescentou.

Carney também admitiu o impacto do asilo concedido a Snowden. "A decisão decepcionante por parte da Rússia de conceder asilo temporário a Edward Snowden também foi algo que levamos em conta para avaliar o estado de nossas relações", disse o porta-voz.

O presidente Barack Obama disse na terça-feira que estava decepcionado com a decisão da Rússia de conceder asilo a Snowden e afirmou que nas relações entre os dois países "ocorreram momentos nos quais voltamos à maneira de pensar da Guerra Fria e à mentalidade da Guerra Fria".

Obama mantém em sua agenda, no entanto, a presença na cúpula do G20 marcada para o início de setembro em São Petersburgo, que estará precedida por uma visita oficial à Suécia, segundo a Casa Branca.

Snowden, que esteve bloqueado no aeroporto de Moscou por mais de um mês, depois que os Estados Unidos revogaram seu passaporte, obteve na semana passada asilo temporário por um ano na Rússia.

O ex-consultor dos serviços de inteligência é acusado em seu país de espionagem depois de ter revelado à imprensa a existência de um vasto programa de vigilância das telecomunicações e da internet.

A decisão americana de cancelar o encontro foi recebida com decepção pelo governo russo.

"Estamos desapontados", disse Yuri Ushakov, alto conselheiro para política externa de Vladimir Putin, acrescentando que está claro para Moscou que a decisão está relacionada a Edward Snowden.

Ushakov acrescentou que esta situação demonstrou que os Estados Unidos ainda não estão prontos para uma relação "numa base de igualdade" com a Rússia, mas destacou que o convite para a visita de Obama continua de pé.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade