PUBLICIDADE

Europa

O extravagante Life Ball veste Viena de ouro na luta contra a aids

16 mai 2015 - 20h35
Compartilhar
Exibir comentários

Os atores Sean Penn e Charlize Theron monopolizaram os olhares neste sábado no tapete vermelho do Life Ball, o maior evento filantrópico da Europa e que a cada ano reúne dezenas de personalidades em Viena para arrecadar fundos dedicados à luta contra a aids.

"Como sul-africana, a aids foi parte da minha vida. Lembro de ver meus vizinhos morrerem, do contrabando de remédios para tentar salvar vidas. E vejam agora. Estamos lutando para ver chegar à primeira geração livre da aids. Avançamos muito", comemorou a atriz.

"Muitos de vocês estão na primeira linha: política, artística, social. Vocês podem mudar as coisas", pediu Penn, lembrando que um tratamento para uma pessoa infectada durante um ano custa apenas US$ 200.

Os brilhos dourados se apoderaram da praça da prefeitura de Viena para receber um baile cujo código de vestimenta era o ouro, inspirado, sob o título "Ver Sacrum", no movimento da secessão vienense.

Como saídos de um quadro de Gustav Klimt ou tocados pelo dedo do rei Midas, outros célebres convidados incorporaram o dourado em seus estilismos, como a soprano Anna Netrebko, a atriz Carmen Electra e a cantora Paula Abdul.

Uma das poucas exceções foi Kelly Osbourne, filha do guitarrista Ozzy Osbourne, que lamentou "não ter lido o mail" com as instruções e chegou vestida de preto, embora tenha assegurado que esta noite passaria "ao livro de história de melhores noites" de sua vida.

A amarga surpresa do evento foi a confissão de seu fundador, Gery Keszler, que ele mesmo está infectado pelo vírus desde 1983.

"Eu fui um dos primeiros infectados na Áustria, não sei porque estou aqui em cima tão saudável e tantos dos meus amigos estão mortos", declarou o fundador em um emotivo discurso.

Conchita Wurst, a cantora drag queen que venceu o concurso Eurovision 2014, protagonizou uma das apresentações musicais da festa, vestida em branco e dourado por seu amigo Jean-Paul Gaultier.

O estilista, um frequentador assíduo desta festa e que ofereceu um desfile com criações especiais para a ocasião no final da noite, se mostrou surpreendido por como este evento evoluiu desde seus primeiros anos.

"É incrível, está se tornando muito grande e muito internacional", comentou o estilista francês no set da televisão pública austríaca "ORF".

O objetivo caridoso do Life Ball o transformou em parceiro de fundações patrocinadas por seus famosos participantes, como o Charlize Theron Africa Outreach Project, que a atriz sul-africana promoveu nesta edição, e a Clinton Health Access Initiave, do ex-presidente americano Bill Clinton, que neste ano se ausentou da festa para ajudar na campanha presidencial da esposa, Hillary.

No ano passado o evento arrecadou 2,3 milhões de euro e o resultado desta noite será conhecido nas próximas semanas.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade