PUBLICIDADE

Europa

Número de mortos por terremoto na Turquia chega a 279

24 out 2011 - 16h37
(atualizado às 16h57)
Compartilhar

A busca por sobreviventes entre os escombros dos edifícios que desabaram no terremoto de domingo no leste da Turquia continua de forma intensa nesta segunda-feira, e o número de vitimas não para de subir - foram contabilizados 279 mortos e cerca de 1,3 mil feridos. Os números foram divulgados em entrevista coletiva por Bülent Arinç, um dos três vice-primeiros-ministros do país.

Equipes resgatam criança de escombros na Turquia:

Em entrevista à rede de televisão NTV, Nasuh Maruki, presidente da Associação de Busca e Resgate (AKUT) acrescentou que "em poucos dias" terão sido retirados todos os escombros, o que possibilitará a localização de mais corpos e possíveis sobreviventes. Mas especialistas consideram que é primordial acelerar os trabalhos de busca, pois o serviço estatal de meteorologia prevê temperaturas até abaixo de zero graus centígrados na região do desastre, além de chuvas amanhã e nevascas a partir de quarta-feira. Existe também o perigo de mais réplicas, como as mais de 200 que já ocorreram, algumas delas de magnitude 5,7.

O governo turco também informou que as equipes de resgate já chegaram a todos os lugares afetados, incluindo pequenos povoavos montanhosos. Besir Atalay, outro vice-primeiro-ministro, disse nesta segunda que há grandes danos nos imóveis das aldeias, mas o fato de "o terremoto ter acontecido durante o dia, a situação é relativamente positiva quanto à vida dos moradores".

Atalay acrescentou que começaram a ser enviar barracas e cobertores aos moradores, o que contrasta com a informação obtida com as equipes de resgate, que se queixam da falta de material e que a ajuda recebida - apesar da solidariedade mostrada em todo o país - não basta para suprir as necessidades básicas dos sobreviventes. "Talvez se tenha chegado a todos os lugares, mas não se chegou a cobrir todas as necessidades", explicou uma representante da ONG islâmica IHH.

Apesar dessas aparentes carências, o governo turco não aceitou por enquanto a ajuda oferecida por Estados Unidos, Israel e países da União Europeia. Em reunião com representantes dos países da UE, o ministro de Assuntos Europeus turco, Egemen Bagis, afirmou que a chegada de ajuda internacional está ligada aos esforços de coordenação para "evitar que haja duplicidade e descoordenação".

Enquanto isso, na região devastada, Emine, uma jovem de 20 anos que ficou soterrada sob as escadas de um edifício de 5 andares, protagonizou o primeiro "milagre" durante os trabalhos de resgate, ao ser resgatada com vida dos escombros no início da noite desta segunda (horário local). Outro jovem, Yalçin Akay, 19 anos, adquiriu categoria de "herói" por ter alertado por telefone celular a polícia e guiar as equipes de resgate sob as ruínas de um edifício de seis andares, o que permitiu seu resgate e a localização de outras pessoas.

Alguns veículos de imprensa turcos, como a rede de notícias NTV, disseram que as más condições das construções são a principal causa do elevado número de vítimas. Também foram relatados casos de pessoas que não receberam ajuda das equipes de resgate e tiveram que ser retiradas por seus amigos e familiares.

EFE   
Compartilhar
Publicidade