PUBLICIDADE

Europa

Novos protestos antigovernamentais deixam 17 feridos na Turquia

1 jul 2013 - 05h46
(atualizado às 06h09)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma nova série de protestos antigovernamentais na Turquia deixou 17 feridos na cidade de Mersin, enquanto para hoje se convocou uma concentração em Istambul para reivindicar a liberdade dos detidos durante a onda de manifestações que começou no final de maio.

Em Mersin, uma manifestação de cerca de 500 pessoas foi bloqueada pela Polícia , que tentou dispersar o grupo com canhões de água e gás lacrimogêneo, informou hoje a emissora CNNTürk.

Os ativistas levantaram barricadas com as mesas e cadeiras de cafeterias próximas e a intervenção concluiu com 17 feridos, entre eles um policial e dois jornalistas, e dez detidos.

Horas antes tinha sido registrada uma tensão similar em Diyarbakir, ao sudeste do país, onde o partido pró-curdo Paz e Democracia tentou lançar ontem uma campanha para exigir que o Executivo acelere as reformas legais prometidas no marco do processo de paz com a guerrilha curda.

Para hoje, a rede Solidariedade com Taksim convocou uma concentração na frente do Palácio de Justiça de Istambul, onde se exigirá a libertação dos detidos durante os protestos.

Sob o lema "Estamos aqui, assumimos toda a responsabilidade", os manifestantes se acusarão perante a Promotoria de ter participado dos protestos que começaram para defender o parque Gezi de Istambul e que se transformaram em um amplo movimento de rejeição às políticas autoritárias do governo.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade