PUBLICIDADE

Mundo

Novo relatório sobre abusos sexuais alerta Irlanda

26 nov 2009 - 11h17
(atualizado às 11h20)
Compartilhar

Os serviços irlandeses de auxílio às vítimas duplicaram hoje os recursos disponíveis para enfrentar a avalanche de denúncias que pode ocorrer após a divulgação de um novo relatório sobre abusos sexuais contra menores por sacerdotes católicos.

Como ainda estão recentes na memória as revelações de maio passado, que exibiram um cenário de abusos físicos e psíquicos contra milhares de crianças em centros educativos públicos administrados pela Igreja, a Irlanda divulgará hoje o resultado de uma investigação sobre a arquidiocese de Dublin.

Com 700 páginas, o documento foi elaborado por uma comissão presidida pela juíza Yvonne Murphy e, embora esteja sendo apresentado com uma série de cortes para não levar a prejulgamento, o atual arcebispo da arquidiocese, Diarmuid Martin, advertiu que seu conteúdo "comoverá a todos".

Diante da possibilidade que os serviços de auxílio voltem a entrar em colapso, as vítimas dispõem agora de até sete números para fazer denúncias.

A diretora de "One in Four" ("Um de cada Quatro"), Maeve Lewis, manifestou hoje sua preocupação diante da possibilidade que sua equipe de terapeutas não consiga atender a grande demanda de telefonemas.

EFE   
Compartilhar
Publicidade