PUBLICIDADE

Europa

Novo naufrágio pode ter cerca de 50 imigrantes mortos ao sul de Lampedusa e Malta

11 out 2013 - 16h29
(atualizado às 16h31)
Compartilhar

Cerca de 50 imigrantes, incluindo por volta de dez crianças, morreram em um novo naufrágio ocorrido na noite desta sexta-feira ao sul de Malta e da ilha italiana de Lampedusa, anunciou a agência de notícias italiana Ansa.

Cerca de 150 pessoas foram resgatadas com vida por um navio maltês e outras 50 puderam ser salvas por um navio da Marinha militar italiana, o Libra. A embarcação transportava cerca de 250 imigrantes.

As buscas eram realizadas nesta sexta à noite para tentar salvar os náufragos da embarcação que afundou em alguns minutos devido ao mar agitado. Cerca de 200 passageiros foram retirados do barco pelos navios maltês e italiano, que chegaram rapidamente à área.

"A operação está em andamento. As condições marítimas são difíceis, com fortes ventos", declarou à AFP um integrante da Marinha militar maltesa.

Segundo a imprensa italiana, os corpos foram encontrados perto do local onde a embarcação afundou. De acordo com a agência Ansa, os mortos seriam cerca de 50.

A informação não foi confirmada oficialmente, nem do lado italiano, nem do maltês.

Foram os imigrantes que alertaram as autoridades por um telefone via satélite, no momento em que o navio estava 60 milhas ao sul de Lampedusa e 70 milhas ao sul de Malta, não muito distante das águas territoriais líbias. As primeiras informações indicavam que o acidente tinha acontecido entre Malta e a Sicília.

Segundo um comunicado da Marinha militar maltesa, o barco foi desestabilizado e virou quando os imigrantes se agitaram para chamar a atenção de um avião militar que o sobrevoava.

O socorro rápido envolveu navios militares e helicópteros.

"Foi um naufrágio em águas territoriais maltesas. Forneceremos nossa ajuda às autoridades de Malta", declarou à AFP Filippo Marini, comandante da Guarda Costeira italiana.

Este acidente aconteceu por volta das 17h15 locais (12h15 de Brasília), uma semana depois do naufrágio de um pesqueiro na costa da ilha de Lampedusa, no dia 3 de outubro, que custou a vida de mais de 300 imigrantes.

Até o momento 339 corpos foram encontrados dentro e nas imediações do barco afundado a mais de quarenta metros de profundidade. A embarcação transportava mais de 500 refugiados, em sua maioria eritreus, e apenas 155 ocupantes conseguiram sobreviver à tragédia.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade