PUBLICIDADE

Europa

Novo líder ucraniano promete tomar controle sobre o leste

Presidente eleito afirmou que irá se encontrar com autoridades russas nas próximas semanas para garantir empenho na resolução da crise

26 mai 2014 - 08h50
Compartilhar
Exibir comentários
Presidente eleito em Kiev prometeu combater insurgentes do leste do país
Presidente eleito em Kiev prometeu combater insurgentes do leste do país
Foto: Reuters

O próximo presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, prometeu nesta segunda-feira restaurar o controle sobre o leste separatista com uma operação militar mais eficaz, e disse que iria se reunir com autoridades russas nas próximas semanas para garantir o empenho delas na resolução da crise.

O governo russo disse estar pronto para o diálogo com Poroshenko, mas que ele deveria recuar a as operações das Forças Armadas no leste, onde homens armados pró-Moscou declararam a independência em duas províncias.

Os ucranianos compareceram em massa às eleições de domingo e deram a vitória a Poroshenko, um bilionário dono de fábricas de chocolate e veterano na política, na esperança de que o empresário de 48 anos possa resgatar o país à beira da falência e guerra civil.

Após a contagem de cerca de metade dos votos, Poroshenko aparece com 53,7% - porcentagem que seria o bastante para garantir uma vitória em primeiro turno sobre os outros 21 candidatos. Sua adversária mais próxima, a ex-primeira-ministra Yulia Tymoshenko, conseguiu apenas 13,1% dos votos até o momento, e deixou claro que vai aceitar o resultado.

Em uma coletiva de imprensa nesta segunda, Poroshenko afirmou que sua tarefa mais urgente é o restabelecimento de uma convivência pacífica com a Rússia, país que parece querer dividir a Ucrânia desde que o presidente pró-Moscou foi derrubado por uma revolta popular em fevereiro.

Foto: Arte Terra

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade