PUBLICIDADE

Novo líder ucraniano promete tomar controle sobre o leste

Presidente eleito afirmou que irá se encontrar com autoridades russas nas próximas semanas para garantir empenho na resolução da crise

26 mai 2014 08h50
ver comentários
Publicidade
Presidente eleito em Kiev prometeu combater insurgentes do leste do país
Presidente eleito em Kiev prometeu combater insurgentes do leste do país
Foto: Reuters

O próximo presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, prometeu nesta segunda-feira restaurar o controle sobre o leste separatista com uma operação militar mais eficaz, e disse que iria se reunir com autoridades russas nas próximas semanas para garantir o empenho delas na resolução da crise.

O governo russo disse estar pronto para o diálogo com Poroshenko, mas que ele deveria recuar a as operações das Forças Armadas no leste, onde homens armados pró-Moscou declararam a independência em duas províncias.

Os ucranianos compareceram em massa às eleições de domingo e deram a vitória a Poroshenko, um bilionário dono de fábricas de chocolate e veterano na política, na esperança de que o empresário de 48 anos possa resgatar o país à beira da falência e guerra civil.

Após a contagem de cerca de metade dos votos, Poroshenko aparece com 53,7% - porcentagem que seria o bastante para garantir uma vitória em primeiro turno sobre os outros 21 candidatos. Sua adversária mais próxima, a ex-primeira-ministra Yulia Tymoshenko, conseguiu apenas 13,1% dos votos até o momento, e deixou claro que vai aceitar o resultado.

Em uma coletiva de imprensa nesta segunda, Poroshenko afirmou que sua tarefa mais urgente é o restabelecimento de uma convivência pacífica com a Rússia, país que parece querer dividir a Ucrânia desde que o presidente pró-Moscou foi derrubado por uma revolta popular em fevereiro.

Foto: Arte Terra

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Publicidade
Publicidade