PUBLICIDADE

Europa

Nova rodada de negociações de paz na Ucrânia tem início

Além do cessar-fogo, está prevista a troca de prisioneiros, a criação de corredores humanitários e a concessão de um estatuto especial às zonas controladas pelos rebeldes

19 set 2014 - 08h45
Compartilhar
Exibir comentários
Soldados ucranianos ao lado de tanque nos arredores de Donetsk. 16/09/2014
Soldados ucranianos ao lado de tanque nos arredores de Donetsk. 16/09/2014
Foto: David Mdzinarishvili / Reuters

A segunda rodada de negociações de paz na Ucrânia será realizada nesta sexta-feira em Minsk, capital da Bielorrússia, assim como ocorreu no primeiro encontro, em 5 de setembro, quando foi acordado o cessar-fogo entre as forças ucranianas e os separatistas pró-russos.

O anúncio foi feito ontem pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros da Bielorrússia, que não informou o horário da reunião.

Além das partes em conflito, participaram da primeira rodada de negociações de paz representantes da Rússia e da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (Osce). Até o momento, apesar de algumas violações pontuais, o cessar-fogo tem sido considerado globalmente respeitado.

O ex-presidente da Ucrânia, Leonid Kuchma, que representa o país nas negociações, declarou que as conversações devem ser difíceis. Segundo ele, a expectativa é que seja aprovado um documento que indique as ações a serem tomadas para a implementação do protocolo adotado desde a última reunião.

No dia 5 de setembro, o governo ucraniano e os separatistas pró-russos acordaram um plano de paz para terminar com o conflito armado, que já dura cinco meses.

Entre os 12 pontos que compõem o plano, além do cessar-fogo, está prevista a troca de prisioneiros, a criação de corredores humanitários e a concessão de um estatuto especial às zonas controladas pelos rebeldes no Leste da Ucrânia.

Entenda a crise na Ucrânia Entenda a crise na Ucrânia

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade