PUBLICIDADE

Europa

Nova rainha holandesa, Máxima é festejada na Argentina

Máxima é casada com o rei Willem-Alexander desde 2002; o casal tem três filhas

30 abr 2013 - 13h07
(atualizado às 14h23)
Compartilhar
Exibir comentários

O  “Dia da Rainha” é comemorado anualmente no dia 30 de abril. Nessa ocasião, os holandeses saem pelas ruas a festejar em caravanas, algo parecido ao Carnaval, até a madrugada do dia seguinte. Este ano, no entanto, a Holanda passa por um “Dia da Rainha” especial. Desde quando a rainha Beatrix - agora princesa - anunciou em janeiro que iria renunciar, vivia-se um momento de expectativa para a coroação do casal Willem-Alexander van Oranje-Nassau e Máxima Zorreguieta Cerruti.

Mas o que a América Latina tem a ver com tudo isso? Essa ocasião tornou-se muito especial para a Argentina em função da nacionalidade da nova rainha da Holanda. Nascida no Barrio Norte, zona nobre de Buenos Aires, Máxima virou sensação no país nos últimos três meses, desde que Beatrix anunciou a sua decisão. Até mesmo o vice-presidente argentino, Amado Boudou, viajou para a Holanda para acompanhar a cerimônia como representante do país.

Público acompanha Orquestra de Tango de Astor Piazolla, que realizou apresentação para homenagear Máxima
Público acompanha Orquestra de Tango de Astor Piazolla, que realizou apresentação para homenagear Máxima
Foto: Luciana Rosa / Especial para Terra

A cerimônia de entronação, que teve início às 10h30 (5h30 na Argentina), levou moradores da capital argentina ao belíssimo prédio do Hipódromo de Palermo, onde a embaixada holandesa montou uma enorme estrutura com telões para acompanhar a cerimônia minuto a minuto.

Para a estudante de Relações Internacionais holandesa Willemijn Schinck, 24 anos, “esse é um momento único, um momento histórico que não sei se voltarei a viver. É a primeira vez que eu tenho a oportunidade de acompanhar a entronação de uma rainha, e estar na Argentina neste momento, sendo Máxima nativa daqui, é algo muito especial”, afirma.

Ainda que o povo argentino aparentemente não tenha dado muita importância ao fato, uma vez que não havia muitos locais presentes para acompanhar a cerimônia, a ocasião tomou enormes proporções e gerou muita expectativa junto aos meios de comunicação que fizeram dela a manchete do dia. 

A entronação na Holanda ganhou a capa dos dois principais jornais do país nesta manhã. O La Nación trazia estampado na capa o casal real com o título de “A primeira monarca argentina". Já o diário Clarín montou um especial para falar da “Rainha Máxima, a argentina pela qual a Holanda se apaixonou”.

A tese dos jornais argentinos foi corroborada pelos holandeses que acompanharam a cerimônia em Buenos Aries. “Ela é muito bonita, simpática e fala perfeitamente o holandês”, disse Nicolina Tiwir, 32 anos.

Ela, como muitos outros holandeses que estão de viagem pela América Latina, escolheram estar nesta data na Argentina para experimentar um pouquinho a sensação de estar mais perto de seu país em uma data muito festejada pelo povo. “Nós escolhemos este destino justamente por saber que íamos encontrar um ambiente muito propício e especialmente exótico pelo fato de estarmos entronando uma argentina”, comenta o marido de Nicolina, Martin Tiwir, 33 anos.

Holandeses acompanham a apresentação na noite de segunda-feira
Holandeses acompanham a apresentação na noite de segunda-feira
Foto: Luciana Rosa / Especial para Terra

As comemorações pelo “Dia da Rainha” na Argentina começaram na noite de segunda-feira, quando o governo da cidade de Buenos Aires ofereceu um concerto com a Orquestra de Tango de Astor Piazolla para homenagear Máxima. cerca de 300 pessoas, entre holandeses e argentinos, compareceram à Praça das Nações Unidas para prestigiar o evento, que coloriu de laranja a icônica Floralis Genérica, enorme escultura de metal.

O ponto alto da noite foi o momento em que a orquestra de tango executou “Adios Nonino” de Piazzolla, música que quando tocada em seu casamento levou a Máxima às lágrimas e comoveu a Holanda, pontuando um dos momentos mais emocionantes da união.

A festa adentrará a noite desta terça-feira, véspera do feriado do dia do trabalhador, com a celebração da tradicional Festa Laranja (Oranjefeest), organizada pela embaixada holandesa em um bar no bairro de San Telmo, um dos mais tradicionais de Buenos Aires.

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/mundo/infograficos/reportagem-internacional/iframe.htm" href="http://noticias.terra.com.br/mundo/infograficos/reportagem-internacional/iframe.htm">veja o infográfico</a>
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade