PUBLICIDADE

Europa

Noruega reforça segurança por possível ataque terrorista

Serviço de inteligência norueguês foi informado sobre suposto ataque terrorista iminente no país por grupo sírio

24 jul 2014 - 06h27
(atualizado às 06h30)
Compartilhar
Exibir comentários

A Noruega anunciou nesta quinta-feira ter tomado medidas de segurança excepcionais depois de ter sido informada sobre um possível ataque terrorista iminente em seu território por parte de militantes que combateram na Síria.

O serviço de inteligência interior (PST) "recebeu recentemente informação de que um grupo de terroristas da Síria poderia ter a intenção de cometer um ato terrorista na Noruega", declarou a chefe do PST, Benedicte Bjoernland. Ela afirmou que poderia ser uma questão de dias.

A ameaça não foi especificada, mas é considerada confiável, explicou Bjoernland, ressaltando que não se sabe o possível alvo, a identidade dos supostos autores do ataque e onde se encontram.

As autoridades anunciaram um reforço das medidas de segurança com maior presença policial nas estações e nos aeroportos, a mobilização de funcionários e a colocação em alerta de meios aéreos.

Em seu relatório de avaliação anual apresentado este ano, o PST estimou que o nível de ameaça contra a Noruega havia aumentado devido à guerra na Síria.

Segundo os serviços de inteligência, entre 40 e 50 pessoas com vínculos na Noruega combatem ou combateram na Síria.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade