PUBLICIDADE

Mundo

Noruega: nº de mortos em ilha sobe para 85; total vai a 92

23 jul 2011 - 10h52
(atualizado às 11h11)
Compartilhar

A polícia norueguesa informou que o número de mortos na ilha de Utoya foi de 85, aumentando para 92 o total de vítimas fatais do duplo atentado de sexta-feira, segundo a BBC. Um acampamento na ilha foi alvo de um atirador, que atacou o local horas depois de provocar uma explosão em Oslo, capital do país. Sete pessoas morreram no primeiro ataque.

Barco de equipe de resgate passa por uma encosta onde corpos de vítimas foram colocados, na ilha de Utoya
Barco de equipe de resgate passa por uma encosta onde corpos de vítimas foram colocados, na ilha de Utoya
Foto: Reuters

O norueguês Anders Behring Breivik, 32 anos, está sendo interrogado pela polícia. Breivik teria chegado à ilha vestido de policial e atirado contra jovens que participavam do acampamento do Partido Trabalhista (do governo). Cerca de 600 jovens participavam do encontro. Breivik também é suspeito de ter participado do atentado ocorrido em Oslo um pouco antes. Este foi considerado o pior ataque ocorrido no país desde a Segunda Guerra Mundial.

Em entrevista coletiva, oministro da Justiça, Knut Storberget, e o premiê norueguês, Jens Stoltenberg, afirmaram que é cedo para especular os motivos da tragédia, e que não se sabe se o atirador agiu sozinho. A jovem Emma Christiansen, 16 anos, que participava do acampamento, afirmou à BBC ter visto o homem vestido de policial sendo abordado por um jovem e atirando contra ele. "Então, corri para dentro de casa. Foi assustador", disse Christiansen.

Segundo a polícia, há relatos de que o homem tenha sido visto em Oslo antes de seguir à ilha de Utoya, onde explosivos não detonados foram encontrados pelas autoridades. Em entrevista à BBC, o chanceler da Noruega, Jonas Gahr Store, confirmou que se suspeita que o detido tenha ido ao acampamento depois de participar do atentado à capital norueguesa.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade