PUBLICIDADE

Mundo

Noruega: atirador se diz disposto a passar vida na prisão

25 jul 2011 - 13h19
(atualizado às 13h49)
Compartilhar

Anders Behring Breivik, que reconheceu ter cometido os ataques que deixaram 76 mortos na sexta-feira na Noruega, declarou-se disposto a passar toda sua vida na prisão, declarou nesta segunda-feira o promotor Christian Hatlo. "Ele disse durante os interrogatórios que está disposto a passar toda sua vida na prisão", afirmou Hatlo à imprensa.

Casal real chora em ato que homenageou mortos na Noruega:

Já Jens Breivik, o pai de Anders Behring Breivik, afirmou que seu filho deveria ter cometido suicídio ao invés de realizar uma matança. "Acho que o que ele devia ter feito era se matar ao invés de matar tantas pessoas", declarou Jens Breivik ao canal de televisão norueguês TV2, falando em sua residência na localidade francesa de Cournanel.

Jens Breivik se encontra sob proteção policial e encerrado em sua casa no sul da França, onde vive com sua segunda esposa. Em entrevista divulgada no domingo pelo jornal norueguês Verdens Gang, Jens Breivik declarou-se comovido com a situação e afirmou que não vê o filho há mais de 15 anos.

Tragédia na Noruega

A Noruega viveu na última sexta-feira, dia 22, a maior tragédia do país desde a Segunda Guerra Mundial. Dois atentados deixaram, até o momento, um saldo de 76 mortos. As autoridades chegaram a divulgar que 93 pessoas tinham morrido nos ataques, mas revisaram os dados e informaram um novo balanço na segunda, dia 25. Primeiro, uma bomba explodiu no centro da capital, Oslo, na região onde estão localizados vários prédios governamentais, inclusive o escritório do premiê, Jens Stoltenber. Oito pessoas morreram, mas a polícia admite que possa haver corpos não resgatados nos prédios.

A segunda tragédia aconteceu na ilha de Utoya, próxima à capital. Lá, Anders Behring Breivik, um homem de 32 anos vestido com uniforme da polícia, abriu fogo contra jovens reunidos em um acampamento de verão. Ao menos 68 morreram, a maioria pelos tiros disparados. Alguns outros morreram afogados após tentarem fugir nadando. Anders foi detido logo depois, pela polícia, e admitiu o crime. O atirador, que é ligado à extrema-direita e publicou um manifesto na internet chamando à violência contra muçulmanos e comunistas, também tem envolvimento no ataque em Oslo.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade