PUBLICIDADE

Europa

Noiva de Berlusconi entrou na política ao perder concurso de beleza

18 dez 2012 - 18h20
(atualizado às 20h02)
Compartilhar
Exibir comentários

A noiva do ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi contou, em entrevista a um jornal italiano em 2009, que resolveu entrar na política após perder um concurso de beleza, para lutar por “um mundo mais justo”. Francesca Pascale, 27 anos, é uma napolitana “bonita por fora e ainda mais bonita por dentro”, de acordo com Berlusconi, 76 anos, que anunciou o noivado no último final de semana, ao vivo, durante uma entrevista que durou mais de uma hora em um de seus canais de televisão. Francesca foi conselheira provincial em Nápoles, no sul da Itália, e fundou um movimento de jovens que apoiava o então primeiro-ministro nos anos 2000.

Francesca Pascale é 49 anos mais jovem que o ex-primeiro-ministro italiano
Francesca Pascale é 49 anos mais jovem que o ex-primeiro-ministro italiano
Foto: AP

O anúncio aconteceu após Berlusconi ter confirmado que pretende concorrer novamente ao cargo de primeiro-ministro, o que gerou desconfiança dos opositores.  Francesca contou, em entrevista concedida há três anos ao jornal Corriere del Mezzogiorno, que conheceu Berlusconi em 2004, depois de persegui-lo “como uma estrela de rock”. Ela foi uma das fundadoras de um movimento político formado por jovens em Nápoles, no sul da Itália, chamado “Berlusconi: sentimos sua falta”. “Éramos um grupo de meninos e meninas que seguia Berlusconi em qualquer manifestação pública. Foi um período negro: perdemos todas as eleições”, disse, na entrevista.

Ela contou que começou a se interessar por política aos 17 anos, quando perdeu um concurso de beleza local, se sentiu injustiçada e resolveu contestar a organização do evento. “Sofri muitas outras injustiças na vida, não só no mundo entretenimento. A partir disso, surgiu a paixão pela política, por um mundo mais justo”, argumentou.

Na época dessa entrevista, Francesca Pascale, então com 24 anos, era conselheira provincial em Nápoles, eleita com mais de 7 mil votos pelo partido O Povo da Liberdade (PdL), do qual Berlusconi é o presidente. A jovem falou de suas pretensões na política e, quando foi perguntada sobre seu sonho, respondeu: “que eu possa, um dia, sentar na cadeira de um deputado”. Mais tarde, quando conheceu o então primeiro-ministro, abandonou a política, segundo o jornal espanhol ABC.

Na entrevista ao Corriere del Mezzogiorno, Francesca contou que se encontrou com Berlusconi pela primeira vez no dia 5 de outubro de 2004, em Roma, durante um almoço com deputados: “Eu usava uma camiseta que dizia ‘Silvio, nós sentimos sua falta’. Ele viu e disse: ‘ah, finalmente te conheço!'"

Quando era mais jovem, Francesca participava de programas de televisão em Nápoles. Ao se tornar conselheira provincial, surgiu um vídeo postado no YouTube que mostra a noiva de Berlusconi dançando de biquíni, ao lado do comediante napolitano Oscar Di Maio, uma música com versos como “se você mostrar um pouco da perna, você vai aumentar a audiência”. “Eu tinha 14 anos e me diverti no verão”, disse a jovem na entrevista de 2009, quando admitiu que sentiu-se constrangida com a divulgação do vídeo.

Jogo político

O anúncio do noivado foi visto com desconfiança pela oposição. Berlusconi estaria tentando reconquistar o eleitorado feminino após os escândalos das festas “bunga bunga” e das denúncias de escândalo com prostitutas menores de idade, negadas por seu advogado. O jornal espanhol ABC diz que antes de ser apresentada como noiva, Francesca fez aulas de boas maneiras, um curso de dicção e até cirurgia plástica.

O ex-deputado e crítico de arte Vittorio Sgarbi, disse, em entrevista a uma emissora de rádio italiana, que Berlusconi e Francesca estão juntos há pelo menos um ano e meio e isso é, “obviamente, um truque para fazer uma melhor campanha, com uma foto de família”.

Apesar de ter apresentado Francesca como sua noiva, Berlusconi só poderá se casar novamente após oficializar o divórcio de Veronica Lario, sua segunda mulher, de quem está separado desde 2008.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade