PUBLICIDADE

Europa

Nobel de Física para britânico e belga pelo bóson de Higgs

8 out 2013 - 08h31
(atualizado às 08h33)
Compartilhar

O Prêmio Nobel de Física de 2013 foi atribuído nesta terça-feira ao britânico Peter Higgs e ao belga François Englert por seus trabalhos sobre o bóson de Higgs, partícula elementar que explica a origem da massa.

Os dois cientistas, de 84 e 80 anos de idade respectivamente, foram premiados por seus trabalhos sobre a "descoberta teórica de um mecanismo que contribui para a nossa compreensão da origem da massa das partículas subatômicas, que foi confirmado recentemente", destacou o Comitê Nobel em um comunicado.

Também conhecido como a "partícula de Deus", o bóson de Higgs é uma partícula subatômica na origem da massa de outras partículas, que teve a existência formulada teoricamente em 1964.

Higgs agradeceu ao prêmio em um comunicado divulgado pela Universidade de Edimburgo, onde é professor de Física Teórica.

"Espero que este reconhecimento da ciência fundamental ajude a aumentar a consciência sobre a importância da pesquisa imaginativa", completou, ao agradecer a Real Academia de Ciências.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade