PUBLICIDADE

Europa

No Vaticano, Papa abraça peregrinos enfermos a caminho de Lourdes

9 nov 2013 - 12h39
(atualizado às 12h42)
Compartilhar
Exibir comentários

O papa Francisco cumprimentou e abraçou neste sábado por mais de uma hora todos os peregrinos enfermos que lotaram a Sala Paulo VI, no Vaticano, muitos deles em cadeira de rodas.

O pontífice se reuniu com milhares de membros, voluntários e colaboradores da Unitalsi, associação italiana criada há 110 anos para o transporte de doentes a Lourdes (e outros santuários marianos, como o de Fátima), por ocasião do 110º aniversário de fundação da entidade.

Após seu discurso, o papa desceu do palanque e foi em direção à multidão, exigindo muito trabalho dos serviços de segurança do Vaticano.

Francisco percorreu cada fila da gigantesca Sala Paulo VI e cumprimentou um por um todos os enfermos, que o beijaram e abraçaram - alguns com força. O papa também orou pela saúde de todos. Muitos lhe entregaram cartas, mostraram fotos, lhe presentearam com livros fizeram confidências.

Um menino de 8 anos lhe deu um solidéu branco que o pontífice colocou na cabeça e, em troca, lhe deu o seu próprio. Em seu discurso, o papa disse aos enfermos que não se sintam envergonhados, já que são "um tesouro precioso para a Igreja", e que não se considerem apenas alvo de solidariedade e de caridade, mas sim parte de pleno direito da ação apostólica.

"A vossa presença, silenciosa mas mais eloquente do que tantas palavras, a vossa oração, a oferta quotidiana dos vossos sofrimentos em união com os de Jesus crucificado para a salvação do mundo, a aceitação paciente e também jubilosa da vossa condição, são um recurso espiritual, um património para cada comunidade cristã. Não vos envergonheis de ser um tesouro precioso da Igreja", concluiu.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade