PUBLICIDADE

Europa

Enchentes na Europa: Danúbio atinge nível recorde e Alemanha vive catástrofe

9 jun 2013 - 09h52
(atualizado às 11h09)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Vista a&eacute;rea do Dan&uacute;bio na regi&atilde;o de Eszterbom, 70 km a oeste de Budapeste, onde o rio atingiu n&iacute;vel recorde, for&ccedil;ando a instala&ccedil;&atilde;o de novas barragens para evitar o alagamento da capital</p>
Vista aérea do Danúbio na região de Eszterbom, 70 km a oeste de Budapeste, onde o rio atingiu nível recorde, forçando a instalação de novas barragens para evitar o alagamento da capital
Foto: Reuters

O rio Danúbio atingiu neste domingo um nível recorde de 8,83 metros em Budapeste e a situação pode piorar nas próximas horas, enquanto a Alemanha considera as inundações uma "catástrofe nacional".

O recorde anterior do Danúbio havia sido registrado em 2006, com a marca de 8,60 m na capital da Hungria. "O ponto máximo se aproxima do coração do país, temos dois dias muito importantes pela frente", declarou o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban, em Esztergom, uma cidade 50 km ao noroeste de Budapeste. De acordo com serviços de hidrologia da cidade, ainda neste domingo a cheia pode atingir 8,95 m.

Os voluntários e os funcionários da Defesa Civil também trabalham sem pausa no oeste e noroeste do país, onde os recordes anteriores do nível das águas foram superados no sábado. Por precaução, quase 1.000 pessoas foram retiradas de suas casas em todo o país. Três cidades (Pilismarot, Domos e Kisoroszi) continuam isoladas.

Como a redução do nível da água será lenta, a força de proteção de diques deve permanecer até 13 de junho no departamento de Gyor-Moson-Sopron (oeste). Em Budapeste, a água levará de sete a oito dias para baixar, segundo as previsões. A margem do rio será liberada quando o nível atingir menos de 6,50 m.

<p>Soldados do Ex&eacute;rcito alem&atilde;o montam barragem em Magdeburg, no leste do pa&iacute;s; milhares de pessoas tiveram que evacuar a regi&atilde;o do Elba</p>
Soldados do Exército alemão montam barragem em Magdeburg, no leste do país; milhares de pessoas tiveram que evacuar a região do Elba
Foto: AP

Na Alemanha, militares, socorristas e voluntários lutavam contra as inundações mais graves dos últimos 10 anos, consideradas uma "catástrofe nacional".

Uma das situações mais críticas acontece em Magdeburg (Saxônia-Anhalt, leste), onde áreas inteiras estão debaixo de água após a cheia do Elba. O nível do rio alcançou 7,45 m neste domingo (em períodos normais fica apenas a 2 m) e bateu o recorde de 2002.

Mais de 3.000 pessoas foram retiradas do bairro de Rothensee, onde centenas de soldados trabalham para reforçar um dique que protege uma instalação de energia elétrica crucial para impedir novos cortes de luz. Outras áreas foram evacuadas perto da cidade de Barby, onde confluem o Elba e o Saale. A mesma situação aconteceu em Aken, cidade de 8.000 habitantes.

O presidente alemão Joachim Gauck pretende visitar as cidades afetadas pelas inundações nos estados da Saxônia e Saxônia-Anhalt. O governo da chanceler Angela Merkel prepara uma reunião de crise com os governantes dos estados para avaliar os custos das inundações.

"Enfrentamos uma catástrofe nacional", declarou uma deputada da Baviera, outra região muito afetada pelas inundações. A cheia do Danúbio também afeta Áustria e Eslováquia.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade