PUBLICIDADE

Europa

Nick Clegg é novo vice-premiê do governo britânico

11 mai 2010 - 19h12
(atualizado às 22h31)
Compartilhar

O líder liberal democrata Nick Clegg foi designado vice-premiê do novo governo britânico de coalizão liderado pelo conservador David Cameron. Outros quatro membros do partido de Clegg terão cargos, informou um porta-voz de Downing Street.

Brown renuncia, e Cameron é novo premiê britânico:

"Sua Majestade a rainha teve o prazer de aprovar a nomeação de Nick Clegg como vice-premiê", informou em comunicado. "Foi acordado que cinco cargos do gabinete serão ocupados por liberais democratas, incluindo Nick Clegg", completou, sem dar mais detalhes. Segundo emissoras de televisão locais, o veterano Vince Cable, responsável pelas finanças do Partido Liberal Democrata, ocupará o cargo de número dois desse ministério, mas essa informação não foi confirmada.

O Partido Conservador anunciou que George Osborne será o novo ministro das Finanças e o ex-líder do partido William Hague, o novo ministro de Relações Exteriores. Cameron assumiu nesta terça-feira o cargo que pertencia a Gordon Brown, pondo um ponto final a 13 anos de trabalhismo na Grã-Bretanha.

"Volto-me para a formação de uma verdadeira coalizão entre os conservadores e os liberais-democratas", anunciou o líder dos 'tories', falando pela primeira vez diante da porta negra do número 10, de Downing Street, onde ficam os escritórios do primeiro-ministro em Londres. "Nick Clegg e eu mesmo desejamos acabar com nossas divergências e trabalhar arduamente pelo bem comum e o interesse nacional", acrescentou. "Acho que é o melhor meio de ter o governo forte de que precisamos".

Pouco antes, David Cameron havia ido ao Palácio de Buckingham, a residência londrina da rainha, para pedir à Elizabeth II autorização para formar o próximo governo. Gordon Brown já tinha percorrido o mesmo caminho para apresentar sua demissão à soberana. Após cinco dias de negociações, conservadores e liberais-democratas passaram à tarde desta terça empenhados nos últimos retoques de seu programa de governo.

A entrada dos conservadores e dos liberais democratas em Downing Street põe fim a 13 anos de governos trabalhistas - os últimos três anos foram dirigidos por Gordon Brown, que havia sucedido a Tony Blair em junho de 2007 sem passar pelas urnas. Trata-se, igualmente, da primeira coalizão em 70 anos. O entendimento 'Lib Dems-Tories' deve ainda receber a aprovação formal das bancadas dos partidos no parlamento.

Os Lib Dems, que chegaram em terceiro lugar nas legislativas de quinta-feira passada, eram cortejados, ao mesmo tempo, por conservadores - vitoriosos no pleito, mas que não conseguiram a maioria absoluta, e trabalhistas, que ficaram em segundo lugar na eleição. Numa surpreendente decisão, Gordon Brown havia anunciado segunda-feira a abertura de negociações paralelas com os liberais, apresentando a própria demissão da liderança de seu partido para facilitar as discussões.

Uma aliança entre conservadores e liberais soma 363 cadeiras, ou seja mais que as 326 necessárias para a obtenção da maioria absoluta. Por outro lado, uma aliança Labour e Lib-Dems reuniria, apenas, 315 assentos no parlamento.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade