PUBLICIDADE

Europa

Neve na Europa gera caos no transporte ferroviário e aéreo

21 dez 2010 - 15h30
(atualizado às 16h47)
Compartilhar

Nevascas excepcionais desta terça-feira voltaram a provocar o caos nos aeroportos europeus, com desdobramentos no transporte ferroviário, da Eurostar, deixando milhares de viajantes bloqueados em Londres - uma situação considerada inaceitável pela Comissão Europeia.

O comissário europeu dos Transportes Siim Kallas se disse "extremamente preocupado com o nível de transtornos causados pela neve nas viagens pela Europa. É inaceitável e não deve se repetir".

Ele pretende reunir "nos próximos dias" os representantes dos aeroportos europeus para pedir a eles "explicações", acrescentando que a Comissão poderá apresentar medidas legislativas "às exigências de serviço mínimo para os aeroportos".

Nos aeroportos

Nevascas excepcionais para a temporada coincidiram com o afluxo de viajantes para as férias de Natal, causando assim um tumulto no setor de transporte aéreo. Passageiros dormiam até no chão em Heathrow.

O maior aeroporto francês em Roissy, ao norte de Paris, funcionou durante toda a noite de segunda para terça-feira. Com a aparente melhora do tempo, as companhias aéreas tiveram que administrar os atrasos acumulados desde sábado, que também afetaram o setor ferroviário. O tráfego retomava a normalidade progressivamente, com atrasos de cerca de 50 minutos, em Roissy e Orly.

Cerca de 3 mil viajantes passaram a madrugada no aeroporto de Roissy e a companhia Air France alojou 4 mil passageiros em hotéis. Cem militares da segurança civil, enviados para ajudar os passageiros, instalaram 300 camas improvisadas e distribuíram 2.500 cobertores.

Em Frankfurt, outro grande eixo aéreo da Europa, o tráfego voltou a normalidade nesta terça-feira, mas cerca de 300 voos de 1.300 tiveram que ser cancelados. Em Munique, poupada pelo mau tempo, 50 voos de um total de 1.100 foram cancelados em razão dos problemas em outros aeroportos.

Nas linhas de trem

Em Londres, desde a madrugada, uma fila de milhares de passageiros em espera, no frio, por um trem Eurostar se estendia por mais de 1 km ao redor da estação de Saint Pancras e da "British Library". "Eles nos disseram que eram quatro horas de espera para embarcar em um trem", disse a estudante Clara, que tentava embarcar.

Além disso, o tempo do percurso é duas vezes maior já que os trens andam lentamente por causa das intempéries. Milhares de passageiros com bilhetes para os trens que partem para Paris e Bruxelas tiveram que passar a noite em Londres, com promessas de embarques nesta terça-feira.

Estragos do frio

O onda de frio fez uma vítima na Bélgica, morta por hipotermia após ter aparentemente caído na neve, além de causar uma briga na Alemanha: um homem matou seu vizinho com uma pá, após uma discussão para saber quem iria retirar a neve da calçada.

Trem passa por estação coberta de neve devido às últimas tempestades, em Acton, em Londres
Trem passa por estação coberta de neve devido às últimas tempestades, em Acton, em Londres
Foto: AP
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade