PUBLICIDADE

Mundo

Neonazistas gregos prometem expulsar imigrantes de hospitais

13 jun 2012 - 12h37
(atualizado às 12h42)
Compartilhar

Às vésperas da eleição parlamentar do próximo domingo na Grécia, o partido de extrema-direita Amanhecer Dourado reforçou a retórica xenófoba ao prometer remover imigrantes e seus filhos de hospitais e creches, informa o jornal britânico

Ilias Panagiotaros fala durante comício do Amanhecer Dourado em Atenas na segunda-feira
Ilias Panagiotaros fala durante comício do Amanhecer Dourado em Atenas na segunda-feira
Foto: AP
The Guardian

.

"Se o Chrysi Avgi (Amanhacer Dourado) chegar ao Parlamento, nós vamos realizar operações em hospitais e creches e vamos jogar imigrantes e seus filhos na rua para que os gregos possam assumir o lugar", disse em um comício Ilias Panagiotaros, líder do partido considerado neonazista, sob calorosos aplausos de seus apoiadores. É esperado que o Amanhecer Dourado consiga espaço no Parlamento após as eleições de domingo.

Sob uma forte crise econômica, a Grécia vem enfrentando enormes problemas na área da saúde, com falta de suprimentos médicos e de camas em hospitais. O administrador do hospital estatal Nikea, Theodoros Roupas, chegou a convocar médicos a interromper intervenções cirúrgicas não essenciais devido à crítica escassez de luvas, seringas e gazes, ordem que foi posteriormente revogada quando o próprio Roupas encontrou suprimentos de emergência.

"A situação é realmente crítica e piora a cada dia", disse o médico Panaghiotis Papanikolaou, que atua como neurocirurgião no Nikea. "Não há equipe médica suficiente e há grande escassez de suprimentos. Não há dinheiro para operar exames e microscópios cirúrgicos (...) nós estamos falando sobre uma grande crise na saúde pública. Não está sendo anunciada, está acontecendo agora".

A crise na saúde pública é um produto de seis meses de instabilidade política que seguiram às eleições parlamentares do dia 6 de maio, na qual os partidos vencedores foram incapazes de formar um governo de coalizão - situação que deteriorou ainda mais a já enfraquecida economia grega. A eleição de domingo, convocadas após o fracasso do pleito anterior, é vista como decisiva para a manutenção do país na zona do euro.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade