PUBLICIDADE

Europa

Navalni confirma candidatura às eleições da prefeitura de Moscou

20 jul 2013 - 04h28
(atualizado às 04h55)
Compartilhar
Exibir comentários

Após passar uma noite preso e ter sido posto em liberdade ontem, o dirigente opositor russo Alexei Navalni confirmou neste sábado que disputará as eleições à prefeitura de Moscou, mesmo com a possibilidade de ser preso novamente caso a condenação de cinco anos prisão, imposta por um juiz na última quinta, seja confirmada em um novo julgamento.

Após passar uma noite preso e ter sido posto em liberdade ontem, o dirigente opositor confirmou que disputará as eleições à prefeitura de Moscou
Após passar uma noite preso e ter sido posto em liberdade ontem, o dirigente opositor confirmou que disputará as eleições à prefeitura de Moscou
Foto: Reuters

"Iremos às eleições e vamos vencer", declarou Navalni aos partidários que o receberam na estação Yaroslavskiy. O opositor vinha em um trem direto da cidade de Kirov, situada a cerca de 900 quilômetros de Moscou, onde ocorreu o julgamento em que ele foi declarado culpado e condenado a prisão.

O blogueiro russo deverá permanecer em Moscou até a decisão sobre a apelação contra a sentença, que o considerava culpado pelo roubo de 10 mil metros cúbicos de madeira, avaliados em pouco mais de US$ 500 mil, em 2009.

Levado na última quinta-feira a prisão preventiva direto da sala do tribunal em que foi condenado, Navalni foi posto em liberdade ontem por decisão do mesmo tribunal e a pedido da procuradoria, uma decisão sem precedentes na justiça russa.

"É uma história sem precedentes e muito rara. (...) Todos sabem que (na Rússia) a acusação nunca recorre ao encarceramento preventivo", apontou a veterana defensora dos direitos humanos russa Ludmila Alexeyeva, após conhecer a decisão do tribunal.

Os analistas atribuem a libertação de Navalni ao desejo do Kremlin de outorgar legitimidade ao pleito de Moscou, o primeiro realizado em dez anos, depois que Putin eliminasse as eleições diretas a governadores.

"As autoridades decidiram evitar o escândalo relacionado com as eleições. Em Moscou, muitos cidadãos representam a classe média e, para eles, é importante a participação de líderes opositores no pleito", declarou o diretor adjunto do Centro de Tecnologias Políticas, Alexei Makarkin.

De acordo com Makarkin, "os grupos de elite" do poder não chegaram a um acordo sobre o 'caso Navalni' e resolveram recuar a "radical" decisão de prendê-lo.

Ontem, o próprio prefeito interino da capital russa, Sergei Sobianin, se pronunciou a favor da presença do opositor nas eleições municipais.

Navalni, por sua vez, declarou que o processo judicial contra ele é uma encomenda política do presidente russo, Vladimir Putin, que deseja eliminá-lo por ser considerado como um possível rival em futuros processos eleitorais.

Em seu blog, que recebe mais de um milhão de visitas mensais, Navalni denunciou vários casos de corrupção e clientelismo protagonizados por membros do "partido de ladrões e sem-vergonhas", como ele mesmo definiu o partido do Kremlin, o Rússia Unida.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade