PUBLICIDADE

Europa

Nasce em Londres o bebê de William e Kate: é um menino

A Duquesa de Cambridge deu à luz às 16h24 um menino de 3,7 quilos; mãe e filho passarão a noite no hospital

22 jul 2013 - 16h31
(atualizado em 4/12/2013 às 15h36)
Compartilhar
Exibir comentários
Anúncio oficial é colocado em frente ao Palácio de Buckingham, em Londres
Anúncio oficial é colocado em frente ao Palácio de Buckingham, em Londres
Foto: AP

Veio ao mundo nesta segunda-feira o primeiro filho do príncipe William e da duquesa Kate: é um menino que nasceu as 16h24 (horário local, 12h24 do Brasil) pesando 3,79 quilos. Kate e o filho passam bem e ficarão no hospital durante a noite. 

O nascimento, muito aguardado especialmente pela imprensa e curiosos que cercavam o hospital nos últimos dias, será comemorado com salvas de tiros e luzes coloridas iluminando a cidade de Londres.

Pelo Twitter, a Casa Clarece informou que o príncipe William estava presente. A rainha Elizabeth II, o Duque de Edimburgo, o príncipe Charles e sua mulher, Camila, além do príncipe Harry, já foram informados sobre o nascimento. 

"Minha esposa e eu estamos muito felizes com a chegada do meu primeiro neto. É um momento muito especial para William e Catherine e estamos muito entusiasmados por eles", disse o príncipe Charles logo após o anúncio.

"Ser avô é um momento único na vida, como inúmeras pessoas bondosas me disseram nos últimos meses, por isso estou extremamente orgulhoso e feliz por ser avô pela primeira vez e estamos aguardando ansiosamente para ver o bebê", completou.

O primeiro-ministro David Cameron também felicitou o casal real e falou que serão pais excelentes. O nascimento do bebê foi celebrado também em Bucklebury, cidade natal de Kate e onde ainda mora sua família. Lá os pubs permaneceram abertos nesta segunda, um dia normalmente de descanso, para brindar pela boa nova.

O bebê nasceu no Hospital St Mary com 3,7 quilos, o mesmo onde, 31 anos antes, a princesa Diana deu à luz seu primogênito, 16 horas depois de ser internada. A chefia da equipe médica que realizou o parto de Kate ficou por conta do doutor Alan Farthing - ginecologista da rainha e professor do Imperial College London.

William e Kate se conheceram na Universidade Saint Andrews em 2001. Dez anos depois, se casaram em uma cerimônia suntuosa na Abadia de Westminster, em Londres. Desde que foi apresentada oficialmente, Kate é constantemente comparada à sogra, Lady Di, ícone para os britânicos e uma das mulheres mais admiradas do mundo, que morreu em um trágico acidente de carro em 1997.

Renovação

Até o nascimento, o casal não sabia o sexo de seu primeiro filho, algo que só aumentou o clima de expectativa quanto ao seu nascimento. Dezenas de jornalistas e curiosos acamparam diante do hospital nos últimos dias, evidenciando o frenesi midiático despertado pelo casal real - interesse semelhante ao criado em torno do nascimento do próprio William, em 1982.

Seu pai, o príncipe Charles, chegou a comentar que seu filho "parecia pertencer ao mundo inteiro, além de pertencer a nós". Ao mesmo tempo, o bebê representa uma chance de renovação para a monarquia, lembra o repórter especial da BBC Peter Hunt.

Protocolos

Kate - que, como seu marido, tem 31 anos - deu à luz na mesma área privativa do hospital onde os príncipes William e Harry nasceram. Ao longo da manhã, o policiamento foi reforçado ao redor do hospital, e dois policiais foram alocados à ala privativa onde Kate se encontra.

Segundo o protocolo, o nascimento do bebê foi anunciado primeiro à família real. Em seguida, um auxiliar da realeza levou um boletim médico ao Palácio de Buckingham, sob escolta policial, para o anúncio oficial, em um cavalete colocado diante do palácio. Logo o anúncio tomou conta das redes sociais.

O bebê real é o terceiro bisneto da rainha Elizabeth II e, segundo a linha de sucessão da monarquia, deve assumir o trono após os príncipes Charles e William. William, por sua vez, terá duas semanas de licença paternidade antes de retomar seu trabalho como piloto da Força Aérea britânica.

info infográfico sucessão bebê real kate willliam
info infográfico sucessão bebê real kate willliam
Foto: AFP

Com informações da BBC.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade