PUBLICIDADE

Europa

Napolitano: estou diante de uma prova difícil em um momento crucial na Itália

20 abr 2013 - 16h19
(atualizado às 16h33)
Compartilhar

Reeleito neste sábado depois que os partidos políticos defendessem sua candidatura, o presidente da Itália, Giorgio Napolitano, afirmou em um discurso na sede da Presidência que se encontra diante de "uma prova difícil em um momento crucial para o país".

Na sexta votação do Parlamento, realizada hoje, Napolitano, de 87 anos, foi reeleito presidente da República italiana com 738 votos, superando amplamente os 504 exigidos para garantir a maioria absoluta.

O presidente, que terminaria seu primeiro mandato no próximo dia 15 de maio, foi requerido hoje pelas forças políticas para voltar a se apresentar ao cargo perante a total paralisia da política italiana, embora não tenha especificado os motivos pelos quais aceitou se recandidatar.

"Na próxima segunda-feira, perante o Parlamento, terei chances de dizer quais foram os termos que considerei para ter decido aceitar, com absoluta limpeza, o pedido das forças políticas para minha reeleição", anunciou Napolitano.

"O objetivo do meu novo mandato será reforçar as instituições da República", assegurou o presidente reeleito, que jurará seu cargo na próxima segunda-feira, às 12h30 (de Brasília).

Nesta fase difícil para o país, "todos terão que honrar seus deveres" com o objetivo de "reforçar as instituições da República", manifestou Napolitano, que, em seu breve comparecimento, também ressaltou que se centrará em suas funções institucionais de presidente da República.

Napolitano, que hoje se transforma no vigésimo presidente da República da Itália, é o primeiro a repetir o mandato de sete anos, sendo que as eleições italianas foram realizadas nos dias 24 e 25 de fevereiro.

EFE   
Compartilhar
Publicidade