PUBLICIDADE

Mundo

Não há dúvidas sobre renúncia de Berlusconi, diz Napolitano

9 nov 2011 - 14h09
(atualizado às 17h20)
Compartilhar

O presidente da República da Itália, Giorgio Napolitano, afirmou nesta quarta-feira que não há nenhum tipo de dúvida sobre a renúncia do primeiro-ministro, Silvio Berlusconi, uma vez o Parlamento da Itália aprove as primeiras reformas econômicas prometidas à União Europeia (UE).

O presidente da Itália, Giorgio Napolitano, confirmou que Berlusconi renunciará ao cargo
O presidente da Itália, Giorgio Napolitano, confirmou que Berlusconi renunciará ao cargo
Foto: EFE

Por meio de uma nota, o chefe do Estado afirmou que na Itália não haverá um "prolongado período" de inatividade governamental ou parlamentar, depois que a incerteza no mercado secundário levasse os bônus italianos para 10 anos a superar nesta quarta a barreira psicológica dos 7% de rentabilidade.

Sem resposta à crise, Berlusconi anuncia renúncia

Seu terceiro mandato como premiê italiano ficou marcado por escândalos sexuais, mas foi a crise econômica mundial o fator decisivo para o fim do atual governo de Silvio Berlusconi. Olhando para a vizinha Grécia, cujo governo também ruiu à dívida, a Itália é o segundo governo da União Europeia (UE) que passa por reconstrução neste final de 2011.

Berlusconi enfrentou e se saiu vitorioso em diversos votos de confiança no Parlamento, mas a pressão da UE pelo ajuste das contas italianas, aliada a uma crescente oposição descontente, tornaram o reino do Cavaliere insustentável. Ele prometeu renunciar após a aprovação de um pacote de medidas econômicas, o que irá encerrar seu terceiro mandato (1994-95, 2001-06 e 2008 até o momento).

EFE   
Compartilhar
Publicidade