PUBLICIDADE

Na Inglaterra, jogadores se manifestam contra protestos

9 ago 2011 - 17h56
(atualizado às 19h16)
Compartilhar

Os tumultos que começaram em Londres, já se espalharam pela Inglaterra e, nesta segunda-feira, foram responsáveis pelo cancelamento do amistoso entre Inglaterra e Holanda, que aconteceria nesta quarta-feira, em Londres, estão assustando os jogadores que moram no país.

Pelo Twitter, diversos jogadores ingleses e de outras nacionalidades que vivem no país divulgaram mensagens de repúdio e preocupação com o caos que está tomando conta da Inglaterra. "Esses tumultos são loucos. Por que as pessoas fariam isso em seu próprio país, em sua própria cidade? É constrangedor para o nosso país. Parem, por favor", publicou Wayne Rooney, do Manchester United.

"Inglaterra x Holanda foi cancelado. Sábia decisão. Quem quer ver um jogo de futebol quando o seu país está um tumulto?" indagou Rio Ferdinand, também do United, sobre o amistoso cancelado. "Londres não parece nada bem. Que a paz venha o mais cedo possível" comentou o jovem Wilshere, do Arsenal.

Até o brasileiro Lucas, volante do Liverpool, manifestou sua preocupação com os tumultos que estão ocorrendo. "O negócio é ficar em casa que a coisa tá feia aqui. Até Liverpool tá sendo atacada", publicou o jogador. Lucas explicou como está a situação em Liverpool. "Felizmente eu moro em uma zona muito tranquila, e não aconteceu nada por aqui, mas estou evitando ir a lugares com muitas pessoas, onde a aglomeração é maior e estão ocorrendo alguns protestos. Pelo menos até as coisas se acalmarem e a vida voltar ao normal. Algumas lojas foram quebradas e apedrejaram um grande restaurante da cidade. Liverpool é uma cidade muito tranquila, e o povo está muito assustado", contou o brasileiro.

A confusão na Inglaterra pode, inclusive, adiar a primeira rodada do Campeonato Inglês, prevista para acontecer neste fim de semana. A polícia metropolitana de Londres deve anunciar se consegue ou não garantir a segurança das partidas nos próximos dias. "Ainda não nos foi passado nada sobre cancelamento de jogos, mas espero que tudo se acalme até o fim de semana, pois o nosso calendário já é muito apertado" concluiu o volante brasileiro.

Pela Copa da Liga Inglesa, os jogos entre West Ham e Aldershot; Crystal Palace e Crawley; Bristol City e Swindon; e Charlton e Reading, que estavam marcados para a noite de terça-feira, foram adiados, ainda sem previsão de data. A medida se deve à falta de policiamento, já que o efetivo de seis mil policiais que havia sido inicialmente disponibilizado para combater o caos em Londres foi aumentado para 16 mil.

No início da noite de sábado, 6 de agosto, manifestantes iniciaram protestos em Nottingham, no norte de Londres, motivados pelo assassinato de um homem de 29 anos e pai de família, dois dias antes.

As manifestações logo se desenvolveram em uma onda de violência que se arrastou noite adentro, quando grupos depredaram lojas e incendiaram carros, dando

Os tumultos diminuíram na manhã de domingo, mas ganharam força nos dias seguintes, irradiando para diversos bairros londrinos e até mesmo para as cidades de Liverpool e Birmingham.

A intensidade da violência levou centenas de policiais às ruas para conter os levantes. Mais de 600 pessoas já foram presas e dezenas de policiais ficaram feridos.

Na madrugada desta terça-feira, ocorreu a primeira vítima fatal dos tumultos: um idoso agredido por vândalos em Londres.

Manchester também sofre com manifestações de vândalos
Manchester também sofre com manifestações de vândalos
Foto: AP
Fonte: Lancepress!
Compartilhar
Publicidade