PUBLICIDADE

Europa

Músicas tristes ajudam a superar a dor, aponta estudo

Ouvir músicas de artistas como Adele, Muse e Radiohed pode ajudar a superar perdas e sentimentos negativos

31 mar 2016 - 16h25
(atualizado às 16h39)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma pesquisa descobriu que ouvir músicas de artistas como Adele ou das bandas Radiohead e Muse pode ajudar as pessoas a lidar melhor com a dor de perder um ente querido do que bandas com letras mais otimistas. As informações são do site do jornal The Telegraph.

O estudo, feito pela Mantfort University, localizada na Inglaterra, mostrou que, ao ouvir essas canções, emoções tristes são evocadas e leva ao sentimento de consolação.

Ouvir músicas melancólicas ajuda a lidar com a dor
Ouvir músicas melancólicas ajuda a lidar com a dor
Foto: Gareth Cattermole/Getty Images

A Dra. Annemieke Van den Tol realizou dois estudos separados envolvendo cerca de 450 pessoas. Nelas foram analisados os hábitos de quem procura refugio de uma série de circunstâncias emocionais na música.

A equipe descobriu que, durante um momento de crise, letras melancólicas ajudaram os entrevistados a seguir em frente mais rápido do que aqueles que preferiram canções alegres.

Annemiake explicou que “a tristeza, muitas vezes, envolve a perda emocional, que não é um problema que pode ser resolvido ou revertido. A única maneira de seguir em frente e se sentir melhor é aceitando a situação. Descobrimos que as pessoas foram capazes de fazer isso por ouvir músicas tristes, mas não tanto por ouvir canções alegres”.

Matthew Bellamy, do Muse
Matthew Bellamy, do Muse
Foto: Ethan Miller/Getty Images

Os participantes foram autorizados a usufruir listas com todos os estilos e tipos de músicas que acreditavam soar triste. O estudo também analisou por que as pessoas escolhem ouvir esse tipo de canção quando se sentem deprimidas.

A maioria dos entrevistados concordou com a afirmação de que música triste serve de consolo. Muitos também afirmaram que letras deprimidas os ajudaram a lidar com uma situação negativa, com a dor e até a chorar. Os dados mostraram que o envolvimento emocional com composições melancólicas os amparou levando a aceitação da perda.

“A tristeza, muitas vezes, envolve a perda emocional", afirmou a pesquisadora
“A tristeza, muitas vezes, envolve a perda emocional", afirmou a pesquisadora
Foto: Jim Dyson/Getty Images

A Dra. Annemiake acrescentou que “em última análise, este estudo mostrou que, apesar de muitas pessoas preferirem ouvir canções alegres, elas acham que as músicas tristes, na maioria das vezes, as ajudaram a lidar com a angústia. A conexão com essa emoções na música são capazes de transformar sentimentos negativos em algo mais calmo, permitindo-lhes seguir em frente e aceitar”.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade