PUBLICIDADE

Europa

Museu espanhol exibe joias feitas por mestres da arte

Exposição no Museu de Arte da Catalunha tem peças de Picasso, Dalí, Rodin e Ernst.

28 out 2010 - 14h27
(atualizado às 16h44)
Compartilhar

Uma mostra inaugurada nesta quinta-feira no Museu Nacional de Arte da Catalunha, em Barcelona (nordeste da Espanha), destaca joias produzidas por alguns dos mais conhecidos gênios da arte moderna.

Quase todas no início do século 20, as joias representam uma tentativa de fusão de técnicas, estilos e materiais
Quase todas no início do século 20, as joias representam uma tentativa de fusão de técnicas, estilos e materiais
Foto: Museu Nacional de Arte da Catalunha / BBC Brasil

A exposição Joias de Artista - do Modernismo à Vanguarda traz 340 objetos, entre relógios, broches, pulseiras, medalhas e pingentes de valor incalculável, feitos por artistas como Salvador Dalí, Pablo Picasso, Auguste Rodin, George Braque, Marx Ernst e Man Ray, entre outros.

Criadas quase todas no início do século 20, as joias representam uma tentativa de fusão de técnicas, estilos e materiais, para "explicar a beleza sem fazer distinções", como descrevera o arquiteto austríaco Otto Wagner.

Além de exibir criações únicas, jamais expostas juntas, a mostra pretende explicar a trajetória do modernismo por meio da relação entre joias e obras de arte. Foi principalmente a partir da década de 30 que o movimento Art Nouveau abriu o caminho para as peças chamadas de "microesculturas", onde se destaca o Olho do Tempo (1949), de Salvador Dalí: um relógio de 4 cm x 6 cm x 1,7 cm em platina, rubis e diamantes.

A exposição Joias de Artista ficará aberta ao público até 13 de fevereiro de 2011.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade