O empresário Rupert Murdoch irá se reunir nesta sexta-feira em Londres com funcionários do grupo News Corporation International para discutir sobre a crise que afeta seu império após a prisão de vários jornalistas do jornal The Sun pelo caso das escutas ilegais.
Murdoch, dono do império midiático News Corporation, chegou na noite de quinta-feira ao Reino Unido para se encontrar com executivos e jornalistas da companhia News International, da qual o The Sun faz parte.
No fim de semana passado, cinco jornalistas do The Sunforam detidos junto com um policial, um funcionário do Ministério da Defesa e um militar por supostamente subornarem as autoridades Os jornalistas foram presos sob suspeita de corrupção e de conspirar para propiciar uma conduta inadequada, enquanto os outros três foram detidos por suspeita de corrupção e má conduta no exercício de seus cargos.
Segundo a imprensa britânica, a intenção de Murdoch é assegurar aos funcionários do The Sun que não pretende fechar ou vender o tabloide, que é o de maior tiragem do Reino Unido com quase três milhões de exemplares diários.
O braço britânico do grupo de Murdoch, News International, está imerso em uma séria crise desde que em 2011 explodiu o escândalo dos grampos ilegais de telefones de ricos e famosos, além de subornos a policiais, o que levou ao fechamento do dominical The News of the World.
De acordo com os jornais do país, a Scotland Yard suspeita que os funcionários do The Sun fizeram pagamentos indevidos a policiais e outros funcionários públicos.
O caso das escutas, aberto em 2006, voltou a explodir no ano passado com novas denúncias, o que levou à abertura de uma investigação paralela sobre supostos subornos a autoridades em troca de informações.