PUBLICIDADE

Europa

Mundo perdeu campeã da liberdade, diz Obama sobre morte de Thatcher

Ex-premiê britânica, Margaret Thatcher morreu nesta segunda-feira aos 87 anos após sofrer um derrame cerebral

8 abr 2013 - 11h31
(atualizado às 12h28)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente Barack Obama afirmou que, com a morte da ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher, os Estados Unidos perderam uma verdadeira amiga e o mundo uma defensora da liberdade. "O mundo perdeu uma grande campeã da liberdade", disse Obama em comunicado. 

"Como partidária sem complexos de nossa aliança transatlântica, sabia que, com força e determinação, podíamos ganhar a Guerra Fria e estender a promessa de liberdade", diz a nota do presidente americano. 

"Aqui na América, muitos de nós nunca vão esquecer que ela se manteve ombro a ombro com o Presidente, lembrando ao mundo que nós não somos simplesmente carregados pelos eventos da história - nós podemos moldá-los com convicção moral, coragem inflexível e vontade de ferro", disse Obama. "Como primeira-ministra, ela ajudou a restaurar a confiança e o orgulho que sempre foram a marca do Reino Unido no seu auge".

Relembre trajetória da Dama de Ferro Margaret Thatcher:

Segundo Obama, Thatcher mostrou para "nossas filhas" que não há teto de vidro que não possa ser quebrado. 

Thatcher, conhecida como Dama de Ferro, morreu nesta segunda-feira aos 87 anos vítima de um derrame cerebral. Ela foi primeira-ministra do Reino Unido por três mandatos, entre 1979 e 1990, quando renunciou ao cargo. 

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade