PUBLICIDADE

Europa

Multidões comemoram os 90 anos da rainha Elizabeth II

Nascida em 21 de abril de 1926, Elizabeth não dá sinais de que irá se aposentar, muito menos abdicar

21 abr 2016 - 11h38
(atualizado às 11h54)
Compartilhar
Exibir comentários

A rainha Elizabeth saudou milhares de pessoas de toda a Grã-Bretanha que a parabenizaram por seus 90 anos nesta quinta-feira (21), demonstrando que a monarca mais idosa do mundo pretende continuar fazendo o trabalho ao qual vem se dedicando há mais de seis décadas.

Foto: Reuters

Normalmente, o aniversário da rainha passa sem grande cerimônia, mas para marcar a data histórica, uma Elizabeth radiante, vestida com um conjunto verde claro, se encontrou com as pessoas durante um passeio demorado perto do castelo de Windsor, sua residência no oeste de Londres.

Realizando um gesto raro nos últimos anos, ela, em seguida, passeou por Windsor em um carro aberto ao lado do príncipe Philip, seu marido há 68 anos.

"Todos nós estamos aqui em respeito à rainha, e para lhe mostrar nosso afeto e o quanto valorizamos todos os anos de serviço e lhe desejar um feliz aniversário", disse Donna Werner, que viajou do Estado norte-americano de Connecticut.

Donna, como muitas outras pessoas reunidas no local decorado em vermelho, branco e azul, acampou do lado de fora desde antes do amanhecer com três amigas inglesas que conheceu em 2011, quando o neto de Elizabeth, o príncipe William, se casou com a hoje duquesa Kate.

 A rainha irá acender um farol, o primeiro de cerca de mil espalhados pela Grã-Bretanha e pelo mundo, para marcar a ocasião. Também houve salvas de tiros na capital britânica e em outras cidades, e as casas do parlamento serão iluminadas com as cores vermelho, branco e azul.

"Envio meus melhores votos àqueles que estão comemorando seus 90 anos... Nesta ocasião compartilhada, envio meus parabéns mais afetuosos a vocês", disse uma postagem no Twitter da rainha.

Assessores próximos contaram que Elizabeth, que está no trono há 64 anos e é de longe a monarca mais longeva da história britânica, se mostrou muito mais interessada nos eventos de comemoração de seus 90 anos do que em superar sua trisavó, a rainha Vitória, como a soberana há mais tempo no cargo em setembro.

Nascida em 21 de abril de 1926, Elizabeth não dá sinais de que irá se aposentar, muito menos abdicar.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade