PUBLICIDADE

Europa

Moscou declara 'persona non grata' suposto agente da CIA desmascarado

14 mai 2013 - 11h43
(atualizado às 12h24)
Compartilhar
Exibir comentários
Imagem mostra homem que seria Ryan Fogle (dir.) em Moscou
Imagem mostra homem que seria Ryan Fogle (dir.) em Moscou
Foto: AP

A Rússia declarou nesta terça-feira persona non grata o suposto agente da CIA desmascarado em Moscou, chamando sua tentativa de enganar uma autoridade dos serviços especiais russos de "provocação" digna da "guerra fria".

"A Rússia declara Ryan Fogle persona non grata e exige sua saída no prazo mais breve", anunciou o Ministério russo das Relações Exteriores em um comunicado.

Os serviços especiais russos haviam anunciado antes a detenção "do agente da CIA Ryan C. Fogle, trabalhando com o cargo de fachada de terceiro secretário do Departamento Político da embaixada" enquanto tentava recrutar em troca de uma grande soma de dinheiro um representante dos serviços secretos russos.

"O arsenal clássico do espião descoberto com ele, além de uma grande soma em dinheiro desmascararam um agente estrangeiro pego em flagrante delito e suscitam sérias questões em relação à parte americana", ressaltou a diplomacia russa.

"No momento em que nossos presidentes manifestaram sua vontade de cooperar pela via dos serviços especiais na luta contra o terrorismo, atos provocadores como esse no espírito da guerra fria não contribuem para reforçar a confiança mútua", acrescentou.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade