PUBLICIDADE

Europa

Moscou alerta para "caos sangrento" na Síria

27 dez 2012 - 14h46
(atualizado às 15h06)
Compartilhar
Exibir comentários

O ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Lavrov, advertiu nesta quinta-feira a comunidade internacional para um "caos sangrento", por falta de uma solução negociada para o conflito sírio, no momento em que Moscou, que mantém seu apoio ao regime de Damasco, multiplica seus contatos diplomáticos sobre o caso.

Guerra civil na Síria: origens, capítulos, impasses e destinos

Quem são os oposicionistas sírios?

Infográfico: linha do tempo conta a história do conflito na Síria

Especial: luta por liberdade revoluciona norte africano e península arábica

"A outra escolha, fora uma solução pacífica, é um caos sangrento. Mais vai continuar, maior será a magnitude e mais a situação se agravará para todos ", considerou em uma entrevista à agência de notícias russa Interfax. "As chances estão diminuindo para chegar a uma decisão com base no documento da reunião do grupo de ação sobre a Síria, de 30 de junho deste ano, em Genebra", lamentou. "Mas elas ainda existem, e temos que lutar por isso", insistiu.

Este documento prevê a formação de um governo de transição, sem se pronunciar sobre o destino do presidente Bashar al-Assad.

A Rússia tem multiplicado seus contatos sobre o caso sírio, faltando dois dias para a chegada à Moscou do enviado internacional para a Síria, Lakhdar Brahimi. O chefe da diplomacia russa manteve as conversações nesta quinta-feira na capital russa com uma delegação síria liderada pelo vice-ministro das Relações Exteriores, Faisal Mokdad.

A Rússia negou a existência, mencionada na imprensa, de um acordo entre russos e americanos sobre a formação de um governo de transição com amplos poderes, com a manutenção do presidente sírio Bashar al-Assad até o fim de seu mandato, em 2014, sem a possibilidade de uma nova representação. O chefe da diplomacia egípcia, Mohamed Amr, é esperado também em Moscou para conversações na sexta-feira sobre a Síria.

O conflito na Síria já matou mais de 45 mil pessoas em 21 meses, de acordo com o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade