PUBLICIDADE

Europa

Morre o poeta sueco Tomas Tranströmer, Nobel de Literatura 2011

27 mar 2015 - 13h24
Compartilhar
Exibir comentários

O poeta sueco Tomas Tranströmer, Prêmio Nobel de Literatura 2011, morreu aos 83 anos, anunciou a editora sueca Bonnier.

Tranströmer, vítima de um acidente vascular cerebral (AVC) em 1990, já estava com a saúde bastante debilitada na época em que recebeu o prêmio pela Academia sueca.

Ele morreu na quinta-feira, segundo a Fundação Nobel. "Entristecidos ao saber da morte do poeta sueco Tomas Tranströmer, que morreu ontem", tuítou.

"Triste notícia. O poeta sueco Tomas Tranströmer e prêmio Nobel nos deixou. Mas suas palavras nunca vão morrer", reagiu no Twitter o ministério das Relações Exteriores.

O anúncio do Prêmio Nobel em 2011 a Tomas Tranströmer surpreendeu, uma vez que o homem era pouco conhecido fora dos círculos de amantes da poesia.

Ele foi o sétimo sueco agraciado com o Prêmio Nobel de Literatura, depois de Eyvind Johnson e Harry Martinson, em 1974, e o primeiro poeta depois do polonês Wislawa Szymborska, em 1996.

A obra de Tranströmer foi traduzida para mais de 60 idiomas e o escritor era conhecido por sua escrita simples e clara, com uma presença especial da metáfora.

"A maioria das coleções de poesia de Tranströmer são marcadas pela economia, a qualidade concreta e metáforas expressivas", explicou a Academia.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade