1 evento ao vivo

Morales chega à Bolívia após 'maratona aérea' na Europa

4 jul 2013
01h13
atualizado às 02h34

O presidente Evo Morales chegou na noite desta quarta-feira à Bolívia, ao final de uma 'maratona' na qual teve negado o acesso aos espaços aéreos de França, Itália, Portugal e Espanha, diante da suspeita de transportar em seu avião o americano Edward Snowden.

Morales chegou ao aeroporto da cidade de El Alto, vizinha a La Paz, às 23H39 local (00H39 Brasília), quase 17 horas após partir de Viena, onde realizou um pouso de emergência depois de partir de Moscou.

O Falcon da Força Aérea Boliviana realizou escalas técnicas em Fortaleza e na ilha de Gran Canária, depois de receber autorização do governo espanhol na manhã de quarta-feira para sobrevoar seu espaço aéreo.

O avião procedia de Viena, onde na terça-feira foi obrigado a pousar depois de França, Portugal, Itália e Espanha negarem a permissão de sobrevoo por suspeitas de que a aeronave estivesse transportando o ex-analista da Agência de Segurança Nacional (NSA) Edward Snowden, procurado pelos Estados Unidos e refugiado há dias no Aeroporto de Moscou.

Várias horas depois, Paris, Lisboa e Itália voltaram a conceder a permissão ao avião presidencial boliviano, que permaneceu em Viena até receber a autorização espanhola, na manhã desta quarta-feira.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
publicidade