PUBLICIDADE

Europa

Monarquia britânica dá as boas-vindas a uma menina

2 mai 2015 - 11h12
(atualizado às 11h12)
Compartilhar
Exibir comentários

O príncipe William da Inglaterra e sua esposa, a duquesa Kate Middleton, são pais de uma menina, que nasceu na manhã deste sábado e passa a ser a quarta pessoa na linha de sucessão ao trono, uma notícia celebrada com muita festa em Londres.

"Sua Alteza Real a duquesa de Cambridge deu à luz a uma filha às 8H34 (4H34 de Brasília) no hospital Saint Mary de Londres", anunciou o palácio de Kensington em um comunicado.

Mãe e filha passam bem. A princesa, que ainda não teve o nome divulgado, pesa 3,7 quilos. O pai acompanhou o parto, que terminou duas horas e 34 minutos depois da entrada da mãe no hospital.

"A rainha, o duque de Edimburgo, o príncipe de Gales, a duquesa da Cornualha, o príncipe Harry e os membros das duas famílias foram informados e estão muito felizes com a notícia", completa o breve comunicado.

A notícia do nascimento foi recebida com aplausos na porta do hospital Saint Mary.

Um cerimonialista anunciou a boa nova na porta da maternidade e, como é tradição, os detalhes do nascimento foram expostos em um boletim real colocado na entrada do palácio de Buckingham.

O nascimento será saudado na segunda-feira com mais de 100 salvas de canhão em Londres.

O primeiro-ministro britânico, o conservador David Cameron, celebrou a notícia, cujo impacto na campanha para as eleições da próxima quinta-feira é objeto de debate.

"Felicidades ao duque e à duquesa de Cambridge pelo nascimento de sua filha. Estou absolutamente feliz por eles", escreveu no Twitter, uma mudança significativa na comparação com um período distante em que o governo enviava o ministro do Interior ao parto para certificar que o filho era legítimo.

No início da manhã, William e Catherine seguiram juntos, de automóvel, do palácio de Kensington para o hospital.

Saint Mary, um hospital privado do bairro de Paddington, é o berço da realeza. Na maternidade nasceram George, o primeiro filho do casal, em 22 de julho de 2013, assim como o próprio William e seu irmão Harry, filhos de Diana e do príncipe Charles.

Por ter o segundo filho no hospital, o casal receberá um desconto de 10% na conta (mais de 9.000 dólares por noite).

O bebê é o quarto na linha de sucessão ao trono de sua bisavó, Elizabeth II, atrás do avô, o príncipe Charles, do pai e do irmão mais velho, George.

Dezenas de jornalistas e curiosos se reuniram na porta de Saint Mary após o anúncio da internação de Kate.

O parto acabou com uma longa espera dos admiradores incondicionais da família real, incluindo alguns que passaram dias perto da maternidade.

Um deles, Terry Hutt, chegou a receber um bolo do palácio de Kensington no dia em que completou 80 anos, quando já estava na porta do hospital.

"Meu conselho para a família real é que tenham os filhos no verão", disse Hutt neste sábado, ao reclamar do frio, no 13º dia de espera diante do hospital.

Depois, mais descontraído, ele afirmou que "é maravilhoso que seja uma menina".

A avó, Diana, adorada pela população 18 anos após sua morte, "estaria muito, muito orgulhosa", disse Nutt.

"Para ser honesto, eu também me sinto orgulhoso, vi William crescer", completou o idoso, que acompanha há décadas os nascimentos da família real.

O sexo do bebê foi anunciado apenas após o nascimento e o nome deve ser divulgado apenas nos próximos dias.

No caso do príncipe George o anúncio veio apenas dois dias depois do parto. Nas bolsas de apostas, o nome favorito é "Alice".

O bebê receberá o tratamento de alteza real e terá o título de princesa de Cambridge.

O batizado deve acontecer nos próximos meses, de acordo com os rituais da Igreja Anglicana, com direito à réplica de uma roupa usada pela filha mais velha da rainha Victoria em seu batizado, em 1841.

O sacramento será feito com água do rio Jordão, no qual, segundo o Novo Testamento, Jesus foi batizado.

A London School of Marketing calcula que o bebê pode representar a injeção de até 300 milhões de libras (419 milhões de dólares) na economia britânica, principalmente com a venda de produtos de recordação

Como curiosidade, a menina não superou os 3,798 quilos que deram a seu irmão George a honra de ser o bebê da realeza britânica mais pesado em 100 anos.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade