PUBLICIDADE

Europa

Ministros chegam a consenso sobre adesão da Sérvia à UE

27 fev 2012 - 12h11
(atualizado às 13h10)
Compartilhar

Os ministros de Relações Exteriores da União Europeia conseguiram nesta segunda-feira um consenso para conceder à Sérvia o status de país candidato à adesão, segundo disseram o titular francês, Alain Juppé, e fontes comunitárias.

A decisão corresponderá ao Conselho de Assuntos Gerais que acontece nesta terça-feira, mas os titulares de Exteriores já analisaram o dossiê sérvio e constataram que nenhum dos 27 rejeita uma decisão a favor de Belgrado.

"Está feito. Não há nenhuma objeção", afirmou Juppé em declarações fora da reunião, embora o acordo formal deva ser fechado pelos titulares de Assuntos Europeus. Outra fonte europeia afirmou à agência EFE que há "um crescente consenso" sobre este assunto.

Com a previsão de uma decisão positiva, a Comissão Europeia anunciou que o presidente sérvio, Boris Tadic, se reunirá nesta terça-feira em Bruxelas com o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso.

A candidatura sérvia ganhou novas possibilidades na sexta-feira passada depois do acordo alcançado entre Sérvia e Kosovo em Bruxelas sob mediação da UE sobre a participação da ex-província sérvia em fóruns regionais balcânicos.

Uma vez que o acordo seja fechado na terça-feira, será referendado pelos chefes de Estado e governo comunitários na cúpula das próximas quinta-feira e sexta-feira.

Neste clima positivo, as declarações feitas na entrada da reunião desta segunda-feira por vários responsáveis mostraram a intenção geral de declarar a Sérvia como país candidato.

"Acredito ser possível que amanhã seja dado o status de candidato à Sérvia e seja confirmado no Conselho Europeu", afirmou claramente o ministro belga de Relações Exteriores, Didier Reynders.

Para o titular sueco, Carl Bildt, "a Sérvia cumpriu com as condições para ter o status de candidato". "O acordo da semana passada abre o caminho a relações contratuais entre Kosovo e a UE e isso é um grande passo para Kosovo", acrescentou.

A concessão à Sérvia do status de país candidato à adesão à UE devia ter sido dada em dezembro, mas os líderes comunitários decidiram não dar esse passo e conceder mais tempo para julgar se Belgrado tinha avançado o suficiente em sua relação com o Kosovo. Alemanha esteve entre os países mais duros com a Sérvia, mas nos últimos dias mostrou sua disposição a apoiar a candidatura de Belgrado.

As reservas alemãs se deviam, principalmente, às tensões dos últimos meses entre a população albano-kosovar e a minoria sérvia no norte do Kosovo, que provocaram choques com as forças internacionais na região, que contam com grande participação de soldados alemães.

EFE   
Compartilhar
Publicidade