PUBLICIDADE

Europa

Ministro espanhol pede por fim da "carnificina" em Gaza

26 jul 2014 - 18h00
Compartilhar
Exibir comentários

Em meio ao esforço da comunidade internacional por um cessar-fogo entre Israel e o movimento islamita palestino Hamas, o ministro espanhol das Relações Exteriores, José Manuel García-Margallo, fez um apelo neste sábado para dar fim o mais rápido possível à "carnificina" que Gaza vive.

"Em Gaza estamos perto de mil mortos, sem que ninguém entenda por que estão morrendo nem para quê", afirmou Garcia-Margallo em seu primeiro dia de visita oficial ao Egito.

Às vésperas de se reunir amanhã com o presidente do país, Abdul Fatah al Sisi, o chefe da diplomacia espanhola teve um encontro com o primeiro-ministro, Ibrahim Mehleb, e outro com seu colega, Sameh Shukri, com quem ofereceu uma entrevista coletiva.

Garcia-Margallo, que está visitando o Egito um dia depois que o fizesse o secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, pretende com sua viagem contribuir ao esforço da comunidade internacional por conseguir um cessar-fogo definitivo entre Israel e Hamas.

O ministro espanhol advogou assim pela necessidade de acabar de forma imediata com a "tragédia humana" alcançando um cessar-fogo que permita dar fim a essa "sangria" e abrir a porta a "uma negociação mais profunda".

Após classificar de "inaceitável" a situação em Gaza, se somou ao pedido internacional pelo fim imediato da violência "com a esperança de que se abra uma oportunidade nova para continuar negociações que agora estão suspensas".

"Negociações que a Espanha baseia em uma Israel segura e uma Palestina viável. É a única solução para que incidentes como a tragédia humana que vemos não voltem a repetir e traga estabilidade a um território atormentado desde 1948 e que está conturbando toda a região", destacou Garcia-Margallo.

Faixa de Gaza: entenda o conflito Faixa de Gaza: entenda o conflito

Conheça um pouco mais sobre a região, que tem um quarto do tamanho do município de São Paulo, mas uma enorme importância para a história do Oriente Médio

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade