PUBLICIDADE

Ministro da Economia da Ucrânia renuncia

O Parlamento ucraniano ainda deve aprovar a renúncia

21 ago 2014 - 12h33
(atualizado às 12h39)
Compartilhar
Exibir comentários
Ministro ucraniano renunciou nesta quinta-feira
Ministro ucraniano renunciou nesta quinta-feira
Foto: Wikimedia

O ministro ucraniano da Economia, Pavlo Sheremeta, em desacordo com o primeiro-ministro, anunciou nesta quinta-feira sua renúncia coincidindo com o conflito bélico no leste do país e a grave crise econômica. "Em vez de lutar contra o sistema de ontem, decidi trabalhar com as pessoas que criarão um sistema para o amanhã", escreveu em sua página do Facebook.

Sheremeta explicou à imprensa que a linha vermelha foi ultrapassada na quarta-feira quando o governo nomeou como representante comercial Valeri Piatnitski, apesar da oposição do ministro da Economia, de quem depende. O Parlamento ainda deve aprovar a renúncia.

Economista formado nos Estados Unidos, Pavlo Sheremeta, de 43 anos, e seu ministério foram alvos de críticas nesta semana do primeiro-ministro, Arseni Yatseniuk, pela lentidão das reformas.

Em recessão quase ininterrupta há mais de dois anos, o Produto Interno Bruto da Ucrânia pode se contrair 6,5% neste ano, segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI), que salvou a economia da asfixia ao conceder em abril 17 bilhões de dólares em Kiev no âmbito de um plano internacional de 27 bilhões.

Entenda a crise na Ucrânia Entenda a crise na Ucrânia

Pavlo Sheremeta, fundador da Escola de Negócios da prestigiada universidade Kiev-Moguila, participou ativamente do protesto pró-europeu que colocou fim ao regime pró-russo de Viktor Yanukovich após um banho de sangue no centro de Kiev.

Trata-se da segunda renúncia nesta semana, após a da jornalista e militante Tetyana Chornovol, encarregada da luta contra a corrupção no seio do governo que denunciou a falta de boa vontade da autoridade nesta luta.

Yatseniuk também apresentou sua renúncia no fim de julho após a rejeição do Parlamento em votar leis impopulares, mas ela não foi aprovada pelo Parlamento.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade