PUBLICIDADE

Europa

Ministro alemão defende utilização de drones armados

1 fev 2013 - 14h58
Compartilhar

O ministro da Defesa alemão, Thomas de Maizière, defendeu nesta sexta-feira a aquisição de drones armados pela Bundeswehr, que seriam desenvolvidos com a França, um assunto que tem gerado um intenso debate ético na Alemanha.

Em uma entrevista filmada, transmitida pelo canal do YouTube do Governo alemão, Maizière apela para o uso de drones de combate: "Nós temos uma lacuna em nossas habilidades e queremos preencher", disse.

Ele cita o caso de situações de combate onde o apoio aéreo é necessário. "Um avião não-tripulado armado é superior em muitos quesitos ao avião pilotado por um homem", indicou.

Questionado se era imoral usar tal arma, ele respondeu negativamente. "Um drone é legalmente, eticamente e tecnicamente tratado da mesma forma que um avião pilotado por um homem", explicou, assegurando que a Lei Fundamental - que serve de Constituição na Alemanha - seria respeitada.

"Nós queremos estar presentes nesta nova tecnologia" e "não ser dependentes dos americanos e israelenses", os fabricantes atuais, acrescentou. "Queremos desenvolver a próxima geração de drones com a França", disse ele, acrescentando que este processo poderia durar pelo menos até 2020.

Ele acrescentou que até lá a Alemanha poderia adquirir drones armados que já estão disponíveis no mercado. "Estamos preparando esta decisão de compra e estamos prontos para discutir isso", acrescentou.

Ao contrário dos Estados Unidos, a Alemanha usa aviões não-tripulados apenas para reconhecimento e vigilância, por exemplo, no Afeganistão. Mas a questão é muito sensível na Alemanha. Mesmo os drones de vigilância são alvos de detratores, já que algumas pessoas temem que possam ser usados para espionar os próprios alemães.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade