PUBLICIDADE

Europa

Militares afirmam que tropas turcas chegaram perto da cidade de Mossul

4 dez 2015 - 19h17
Compartilhar
Exibir comentários

Um primeiro contingente de tropas turcas chegou neste sexta-feira aos arredores da cidade de Mossul, no norte do Iraque e que está em poder do grupo jihadista Estado Islâmico (EI), informou um responsável militar local.

Mahmoud al Suryi, porta-voz do acampamento de Al Zalkan, pertencente à milícia iraquiana denominada Multidão Nacional, disse à Agência Efe que se trata de forças terrestres com armamento pesado.

Al Suryi afirmou que as tropas turcas se preparam para ajudar nas operações para expulsar os jihadistas de Mossul, segunda maior cidade do Iraque, que foi capturada em junho de 2014 pelo EI.

Segundo informou a emissora turca "CNNTÜRK", a Turquia enviou um contingente de 130 soldados ao norte do Iraque para treinar as forças locais que se agrupam perto de Mossul.

O contingente turco, ao qual apoiam 25 tanques, tem como missão preparar e treinar uma força de combate anti-jihadista na região de Basik, situada 20 quilômetros ao nordeste de Mossul e perto dos limites do Curdistão iraquiano, segundo assinala a citada emissora.

A companhia substitui os instrutores militares turcos que estão nesta região há dois anos e meio treinando os peshmerga, as milícias regulares do Curdistão iraquiano autônomo.

O acampamento de Al Zalkan, situado 25 quilômetros ao norte de Mossul, conta com mais de 80.000 combatentes.

Mossul é o principal reduto do EI no norte do Iraque e o exército iraquiano não conseguiu recuperar seu controle apesar de ter prometido aos moradores da cidade "libertar-lhes" dos jihadistas em várias ocasiões.

A recente libertação da cidade de Sinjar pelas tropas curdas poderia abrir o caminho para expulsar o EI de Mossul, onde se encontra atualmente isolado.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade