PUBLICIDADE

Europa

Milhares protestam contra privatização da saúde em Madri

19 mai 2013 - 11h58
(atualizado às 14h39)
Compartilhar
Exibir comentários

Milhares de pessoas protestaram neste domingo em Madri contra as medidas de austeridade anunciadas pelo governo. O alvo da vez é a área de saúde, com a privatização de hospitais e cortes de orçamento.

Os cerca de 6 mil manifestantes - muitos deles médicos e enfermeiros - marcharam pelo centro da capital espanhola levando faixas com o lema "saúde não se vende, se defende". Além de pedirem o fim dos cortes no setor, os participantes também clamaram ao governo regional que volte atrás na decisão de privatizar a administração de seis dos 20 maiores hospitais de Madri.

A marcha seguiu até a Porta do Sol, local emblemático da cidade, onde foi lido um manifesto garantindo que "não será aceito que se destrua o sistema público de saúde". A manifestação pega carona nos atos organizados regularmente pelos sindicatos da área de saúde em Madri desde novembro, em que pedem respeito à saúde pública.

Como parte da reforma da saúde anunciada no segundo trimestre de 2012, o governo de Mariano Rajoy - de direita - pretende cortar 7 bilhões de euros anualmente. O esforço que repercute nas finanças das regiões espanholas, encarregadas de administrar o orçamento destinado à saúde.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade