PUBLICIDADE

Europa

Milhares de pessoas se manifestam pela independência no dia da Catalunha

11 set 2015 - 15h20
Compartilhar
Exibir comentários

Milhares de pessoas se manifestaram nesta sexta-feira em Barcelona pela independência da Catalunha na festa nacional desta região, a Diada, no mesmo dia em que começa a campanha para as eleições regionais.

Na mobilização estiveram presentes representantes das candidaturas de Junts pel Si (Juntos pelo Sim) e da CUP (esquerda independentista), que consideram esses pleitos como um plebiscito sobre a independência da Catalunha.

A mobilização, batizada como "Via Livre à República Catalã", foi organizada pela Assembleia Nacional Catalã (ANC) - cuja ex-presidente, Carme Forcadell, faz parte do Junts pel Si, ao lado do presidente do governo autônomo catalão, Artur Mas.

A convocação desta manifestação a favor da independência da Catalunha, coincidindo com o começo da campanha eleitoral para o pleito do próximo dia 27, foi criticada por outras forças políticas contrárias à independência, por considerá-la eleitoreira.

A grande mobilização de hoje é a quarta promovida pela ANC, depois da manifestação de 2012 no centro de Barcelona, da corrente humana que cruzou a Catalunha do norte ao sul em 2013 e da concentração que se estendeu em forma de V na capital catalã em 2014.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade