PUBLICIDADE

Europa

Milhares de pessoas pedem renúncia de Hollande nas ruas de Paris

26 jan 2014 - 17h04
Compartilhar
Exibir comentários
Sob chuva, manifestantes lançaram gritos de "Hollande, vá embora" na Praça da Bastilha
Sob chuva, manifestantes lançaram gritos de "Hollande, vá embora" na Praça da Bastilha
Foto: AP

Milhares de pessoas se manifestaram neste domingo em Paris contra o presidente francês, François Hollande, e pediram sua renúncia em resposta a uma convocação pública de protesto pela política do governo.

Cerca de 17 mil pessoas, segundo a polícia, ou 120 mil de acordo com os organizadores, desfilaram da Praça da Bastilha contra de Hollande, em uma convocação de vários coletivos que se opõem a diferentes pontos da política do governo.

A diversidade dos grupos participantes, sem a participação de políticos, foi uma das características dos manifestantes, que percorreram as ruas parasienses sob a chuva e lançaram gritos de "Hollande, vá embora", lema que pôde ser visto ver nos últimos dias nos cartazes que convocavam para a passeata.

Desde partidários do movimento contestatório bretão dos barretes vermelhos até representantes dos movimentos contrários ao casamento homossexual participaram da manifestação, convocada nos últimos dias enquanto aumentava a polêmica em torno da vida privada de Hollande.

O coletivo "Dia de Cólera" reúne meia centena de associações de caráter conservador e é a favor da "de um novo contrato social baseado na rejeição da oligarquia, tanto de direitas como de esquerda".

Na convocação distribuída à imprensa o coletivo diz que "Hollande faria melhor em renunciar imediatamente se não, o Dia de Cólera o perseguirá na rua antes de castigá-lo nas urnas".

Os participantes gritaram palavras de ordem homofóbicas e a favor da unidade da França. Foi possível identificar alguns membros de um grupo conhecido como Homen, o equivalente masculino do grupo Femen, que se apresentaram em várias ocasiões sem camisa para protestar contra o casamento homossexual aprovado no mandato de Hollande.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade